A brasileira Maya Gabeira está próxima de ter seu nome escrito no Guiness Book. A WSL Big Wave solicitou a medição ao livro dos recordes para cravar a Maya como a mulher que surfou a maior onda da história. A carioca pegou uma onda de aproximadamente 80 pés, pouco mais de 24 metros. O feito aconteceu na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, mesmo local onde ela sofreu um grave acidente que quase perdeu a vida em 2013.
“Foi uma sensação incrível, porque a onda que eu peguei em novembro eu não consegui completar, então sofri um p… caldo. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar essa onda gigante. Quando saí do canal fui buscada pelo Eric (Ribiere) e nem ele acreditou que eu fiz a onda. Foi bem legal e super emocionante, mesmo porque tinham várias pessoas que eu admiro na água. A comemoração foi grande”, afirmou a carioca.
Maya completou uma onda de esquerda e foi auxiliada pelo surfista franco-brasileiro Eric Ribiere, que a tirou da onda. Ela ficou cerca de 4h na água para surfar a melhor onda de sua vida, na última quinta-feira (18). O recorde atual pertence ao americano Garrett McNamara, que surfou uma onda de 23.8 metros também em Nazaré em 2011. A ideia é que Maya inaugure a categoria feminina de maior onda surfada no Guiness Book.
Bahia Notícias