A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) tem modernizado o seu parque tecnológico e investido recursos na aquisição de equipamentos e serviços de Tecnologia da Informação (TI) para auxiliar a instituição nas ações de ensino, pesquisa e assistência, garantindo a segurança das informações tratadas na unidade.
Entre os anos de 2019 e 2020 os investimentos na área somaram mais de R$ 1,2 milhões, recursos descentralizados por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Rede Hospitalar Ebserh à qual a MCO-UFBA é filiada.
Uma das principais aquisições no período foi a de um firewall, equipamento que possibilitou a melhoria do tráfego da rede e que auxilia na segurança da informação pois permite aplicar um filtro de conteúdo e controlar os acessos de usuários.
A superintendente da MCO-UFBA, Sinaide Coelho, ressaltou que o investimento na área é uma forma de melhorar a eficiência do serviço e otimizar os processos de trabalho. “Uma instituição de ensino, pesquisa e assistência precisa de tecnologia para funcionar plenamente e realizar um trabalho de excelência. O investimento em TI é extremamente importante porque a área dá suporte para que outros serviços funcionem”, declarou Coelho.
De acordo com Jarbas Lopes Júnior, chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), desde a filiação da Maternidade à Rede Ebserh, os investimentos em TI aumentaram consideravelmente. À frente do serviço há 11 anos, ele relata que houve melhoria nas ações de planejamento para contratações.
Novos equipamentos e serviços
Nos dois últimos anos a instituição adquiriu 141 novos computadores, renovando 30% do parque e abrindo novos postos de trabalho, comprou equipamentos como switches, scanners e impressoras e investiu na contratação de serviços de garantia dos equipamentos, além de contratar serviços de impressão com retenção e controle por usuários que reduziram bastante o custo da instituição.
A rede Wi-fi da Maternidade foi incrementada com a aquisição de roteadores e antenas para ampliação da cobertura do sinal chegando a quase 100% das instalações. Além disso, foi adquirida também uma controladora que permitiu a separação das redes possibilitando que visitantes tenham acesso à internet com uma rede diferente da utilizada para fins acadêmicos e para fins administrativos.
Outro investimento importante foi a ampliação da capacidade de armazenamento de dados do servidor, permitindo uma melhor performance do sistema de gestão hospitalar utilizado na maternidade, o AGHU, no qual são tratadas informações sobre atendimentos a pacientes e também gerenciamento de estoque da instituição.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
A Maternidade Climério de Oliveira faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.