Tendências de beleza vem e vão, mas uma que tem se firmado cada vez mais é o uso de maquiagens cremosas –até mesmo no verão, quando a pele tende a ficar mais oleosa. Esse tipo de produto já aparece, há algumas estações, como queridinho nos backstages dos desfiles nacionais e internacionais e tem seus benefícios. Abaixo, o UOL listou cinco deles e ainda reuniu alguns produtinhos, caso não saiba onde encontrar:
1) “Eu, maquiada? Imagina!”
Com itens em creme, você conseguirá um resultado muito mais natural e próximo da sua beleza real. “Eles mudam a percepção da pele. Quando você usa esses produtos, eles se fundem tão perfeitamente que parece que você não fez nada”, explica Gisele Magatti, treinadora e maquiadora da Guerlain. “A maquiagem também serve para transformações e para ousadia, mas no dia a dia cada vez mais vemos a valorização da mulher natural, com apenas correções leves em seu rosto. Sem contar que o iluminador cremoso, por exemplo, até esconde melhor as linhas de expressão do que o pó.”
2) É para todo tipo de pele
Daí, você, leitora que tem a cútis oleosa como grande parte das brasileiras, provavelmente leu o trecho e fez uma carinha de estranhamento, porque acredita de verdade que esse tipo de make deixa a pele ensebada. Dá para começar falando o seguinte: antes de aplicar a maquiagem, você pode ajudar no controle da oleosidade lançando mão de um bom primer com efeito matificante (aquele que deixa a tez sequinha). Ele vai dar uma segurada na transpiração e “apagar” essas regiões que você não quer que brilhe, sobretudo a zona T (testa, nariz e queixo). Assim, a aplicação dos produtos mais cremosos, como o blush, o iluminador e as sombras ficará concentrada nas regiões extremas do rosto e nos olhos. Lembre-se sempre que pele luminosa é diferente de pele ensebada ou brilhosa demais.
3) Maior fixação
Para o verão, esse tipo de maquiagem também é ideal, pois a permanência na pele é muito maior. “Além do produto em si penetrar e permanecer por boas horas na pele, o uso do primer antes também ajuda ainda mais”, comenta Jô Portalupi, maquiadora da escola Madre. “Daí, nem precisa se preocupar em ‘selar’ o make com pó no final. Quem quiser usar, claro que pode. Mas deixa de ser tornar uma obrigatoriedade.”
4) Fácil correção
Jô ainda acrescenta outro ponto positivo: se você não manja de automaquiagem como uma profissional, o uso de produtos em creme é mais fácil na aplicação (sempre com os dedinhos!) e na correção (quem nunca precisou, certo?). “Especialmente quando o assunto é contorno, é muito mais fácil arrumar se passou demais. É só esfumar. Além do mais, esses tipos de produtos são ótimos para fundir um no outro e encaixar em outras áreas”, afirma a maquiadora. Outra coisa: sabe aquele problema dos olhos de “panda” na hora da aplicação da sombra em pó, cujo excesso acaba caindo na região das olheiras? Então, dê adeus a ele com o uso das sombras cremosas.
5) Menos grana
Sim, sim e sim: redução nas compras e, por consequência, no peso do nécessaire. Primeiro que, como as aplicações podem ser feitas com os dedos, você já dispensa os pincéis. Segundo que um batom vermelho ou rosa, por exemplo, pode atuar maravilhosamente bem como blush –e um blush cremoso como um batonzinho, um iluminador como sombra e por aí vai. É só usar a criatividade.
Com os avanços tecnológicos e os saltos na indústria de cosméticos, as marcas cada vez mais têm trabalhado na versatilidade dos produtos para que eles sejam usados em várias áreas. “É sempre bom destacar que cada ser humano é único e alergias podem acontecer, por isso é sempre bom ficar atento”, comenta Gisele. “Mas, no caso da Guerlain, por exemplo, nossos produtos não são hipoalergênicos, mas podem ser usados em diversas áreas do rosto. Em 98% dos casos não há risco de alergia.”
uol