Dados compilados pela plataforma Kenlo mostram aumento expressivo nas vendas de usados; número de visitas a imóveis também cresceu
Dados compilados pelo PMI (Painel do Mercado Imobiliário) produzido pela Kenlo revelam que o mercado de imóveis usados registrou crescimento de 98,86% no estado da Bahia no primeiro semestre de 2021, ante igual período do ano passado.
O resultado confirma a tendência de alta nos negócios, com crescimento ainda maior do que o apurado em 2020, quando o crescimento havia sido de 49% em comparação a 2019.
O interesse dos compradores e locatários também pode ser medido pelo aumento no número de visitas a imóveis disponíveis, que também registrou alta de 30% no semestre, com relação aos primeiros seis meses de 2020.
“O mercado de usados na Bahia encerrou o primeiro semestre com ótimo desempenho e com mais força no primeiro trimestre, o que pode ser explicado por um cenário de manutenção dos juros baixos naquela ocasião”, explica Denise Ghiu, especialista de mercado da área de inteligência da Kenlo.
“No segundo trimestre, o mercado permaneceu estável e no mesmo patamar para fechamentos, propostas e visitas. Com uma mudança mais consistente na taxa de juros, no início do terceiro trimestre notamos maior tendência à negociação, pelo aumento do número de propostas e um movimento de agendamentos maior de visitas aos imóveis por conta da escolha mais criteriosa por parte das famílias”, completa a executiva.
PMI
O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), criado pela Kenlo, é uma iniciativa pioneira no Brasil e que proporciona o acompanhamento do mercado de imóveis usados com base em dados obtidos em tempo real, a partir de um ecossistema que contempla 8 mil imobiliárias e 51 mil corretores, de todas as regiões do país e que atendem a mais de um milhão de proprietários de imóveis. O PMI reúne uma amostragem do mercado imobiliário secundário de treze estados brasileiros nas cinco regiões. Mais detalhes sobre o PMI podem ser obtidos no site .
Sobre a Kenlo
A Kenlo é uma plataforma que oferece serviços e produtos com a proposta de integrar experiência digital, inteligência de dados e soluções de crédito e seguros para as imobiliárias locais, gerando novas oportunidades e fontes de renda para esse mercado. A empresa fornece soluções de digitalização para imobiliárias locais, treinamentos para equipes, informações de mercado, possibilitando que as imobiliárias se transformem em plataformas completas de negócios. Em parceria com a Jive Investments, estruturou e lançou um fundo de R﹩ 400 milhões, destinado a gerar crédito com imóvel em garantia, que possibilita a captação 60% do valor do imóvel em empréstimo, com juros mais baixos e prazos longos, com processo totalmente digital.
Em cinco anos, a Kenlo pretende figurar entre os cinco maiores provedores de home equity do país, por meio de 8 mil imobiliárias e 50 mil corretores em todo o país. A organização atua no mercado secundário de imóveis (usados) que representam 60% do movimento desse segmento.