Acontece durante a Fenagro 2018 a Semana de Inovação, Desempenho e Empreendedorismo no Agro (Idea), com uma programação rica em palestras, debates e cursos voltados para criadores, profissionais da área de pesquisa agrária, técnicos, veterinários e empresários do agronegócio inscritos no evento. Dentre as temáticas a serem discutidas, estão as novas tecnologias de pecuária para pesagem no pasto, ultrassonografia de carcaça e qualidade da carne bovina, o uso de drones na inseminação do rebanho, sustentabilidade como vantagem competitiva no mercado internacional. A Semana Idea segue até sábado (1).
A questão de gênero também estará em pauta, sobretudo no que se refere à participação significativa das mulheres nos cargos de gestão no agronegócio, estimada em 30%. O evento, que integra a programação da Fenagro, culmina com a elaboração de um projeto piloto para criação do Mercado Gourmet na Bahia. A Semana Idea é uma iniciativa da Associação Baiana de Criadores de Nelore (ABCN), Akhadu Tecnologia Rural e Elas no Agro, em parceria com o Sistema FAEB/SENAR, Sebrae-BA, SEAGRI, SDR, a Matsuda e a Embrapa.
Mercado – Em sintonia com o cenário atual, o futuro da pecuária e em atendimento ao mercado consumidor de carne, cada vez mais consciente e exigente, criadores de gado Nelore estão investindo na produção de animais que tenham boa qualidade de carcaça, com máximo de cortes comercializáveis, com maciez, sabor e suculência e boa cobertura de gordura. Para incentivar a produção de qualidade e viabilizar o escoamento desse tipo de produto, num mercado altamente restrito e competitivo, pecuaristas baianos e empresários do setor, desenvolverão, durante a Fenagro, um projeto piloto para criação de um mercado gourmet no estado. A proposta é criar uma rede de apoio e de negócios que envolva fornecedores de insumos, entidades ligadas ao setor, pecuaristas dos diversos segmentos, frigoríficos e boutiques de carne. Durante o evento, representantes já realizarão rodadas de negócios.
“Estamos dando um passo muito importante para ampliar e organizar a produção desse grupo de pecuaristas, que trabalha com linhagens bovinas favoráveis a esse tipo de carne. Paralelo esse trabalho de mobilização, criaremos uma marca forte e competitiva, com selo de qualidade”, declara o diretor técnico da Associação Baiana de Criadores de Nelore – ABCN, Luiz Sande. Ainda segundo ele, o projeto será apresentado na forma de circuito, em mais oito exposições do interior do estado.
Potencial – O cenário é favorável. Pesquisas apontam que o consumo de carne de commodity registrou ligeira queda de 2%, nos últimos cinco anos, ao passo que, em se tratando de mercado de carne “gourmet”, a demanda é crescente (112%) e falta produto. “Isso fez com que os grandes frigoríficos e boutiques de carne se voltassem a esse mercado diferenciado, influenciando também na compra de novilha, que teve seu preço muito valorizado”, avalia a especialista Cristiane Rabaiole, diretora executiva do grupo Celeiro, carnes especiais. Ainda segundo ela, a produção da carne premium não é suficiente para atender à procura crescente por um produto de excelência, por uma série de fatores, dentre eles a forma de trabalho artesanal.
Na Bahia, é notória a expansão do mercado. Segundo Luiz Sande (ABCN), os consumidores de carne bovina já preferem produtos com selo de garantia de maciez e ainda estão dispostos a pagar mais por alimentos que tenham certificados de garantia de qualidade e produção, já oferecidos nas diversas boutiques de carne, que surgem e se multiplicam em Salvador e Região Metropolitana, como a Casa de Carnes Boi Dourado, em Lauro de Freitas, a Canaã Special Meats e a Boucherie Boutiques de Carne na capital baiana.
Em relação aos cortes mais procurados, existe uma grande demanda por cortes do dianteiro, do contrafilé (prime, chorizo), além dos tradicionais como picanha, fraldinha, que continuam tendo boa aceitação; short rib, assado de tiras (costelinha do dianteiro). Para mostrar, na prática, a importância do bom acabamento na qualidade da carne, será feita uma avaliação de carcaça, durante a Fenagro, com apresentação dos principais cortes.
A Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São patrocinadores a Cerveja Devassa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB), Desenbahia, Sebrae e FAEB/Senar.
31ª FENAGRO
Data: 24 de novembro a 2 de dezembro
Local: Parque de Exposições de Salvador
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Ingresso: R$ 10 (valor único)
*Entrada franca para crianças até 10 anos e idosos (mais de 60 anos)