Shows de Margareth Menezes, Xangai, Trilhas e Passeio Ciclístico também estão na programação
Neste sábado (26), o Parque Costa Azul entra oficialmente na programação da primeira Virada Sustentável Salvador, que conta, ainda com programação variada em torno da Sustentabilidade no Jardim Botânico, Parque da Cidade, Parque de Pituaçu, Parque São Bartolomeu, e outros pontos alternativos. Por lá, o destaque da programação será a edição especial do Mercado Iaô, feira referência em design e sustentabilidade, que levará aos visitantes do evento experiências de artesanato e de gastronomia, contando com expositores de diferentes ramos da economia criativa, com foco no reaproveitamento de materiais na confecção dos seus produtos. O público que visitar o Parque Costa Azul ainda curtirá Passeio Ciclístico, apresentação da Banda Sinfônica da Paz/Neojibá (10h) e show de Margareth Menezes, às 18h.
No Jardim Botânico, o público poderá se divertir, aprender e se aventurar nas visitas guiadas com Trilhas Ecológicas, entre 9h e 10h30, enquanto no Parque São Bartolomeu acontece Oficina de Lanches Naturais, entre 13h e 15h. No Parque da Cidade, coração do evento, além do show especial de Xangai e Paulo Araújo, que, juntos, celebrarão o Velho Chico e o Sertão da Bahia em um repertório especial, às 16h, o público curtirá ações como apresentação do Cordel Sabores do Saber, às 11h, e desfile de Moda Sustentável, às 16h30.
Um grande festival de mobilização e educação para a sustentabilidade, o evento conta com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, além de coletivos de cultura e movimentos sociais.
PRIMEIRO DIA – Neste primeiro dia, a programação foi aberta, pela manhã, com a Roda de Negócios “Águas da Bahia – Rio São Francisco, Paraguaçu e Salvador”, com participações de Luciana Khoury (Promotora de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso e Coordenadora do Núcleo do São Francisco no Ministério Público da Bahia), Luiz Viana (Presidente da OAB) e Fabio Acerbi (Diretor de Relações Corporativas da Coca-Cola/Solar).
Na sessão da tarde, o tema debatido foi “Comunicando a Sustentabilidade”, com participações de Juca Cunha (Diretor da Ser), André Palhano (Jornalista e Idealizador da Virada Sustentável), Mira Silva (Diretora do Programa Aprovado da Rede Bahia), Nelson Pretto (Professor da UFBA). Jorge Soto (Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem) ficará responsável pela mediação.
Além das rodas de conversa, uma super programação gratuita de shows musicais, apresentações teatrais, instalações, exposições, literatura, ações sociais e oficinas reforça a importância de atitudes sustentáveis em nosso dia a dia. Destaque para o show de Peu Meurray, com instrumentos produzidos à base de pneus descartados, desfile do Grupo Fonte da Vida – projeto inclusivo do SESC com idosos, que confeccionaram, com materiais reciclados, roupas temáticas – e para o CTE Capoeiragem – que concilia a parte prática, através e treinos e didáticas de aulas, com a parte teórica, estudando e conhecendo a cultura brasileira com enfoque na arte capoeira.
VIRADA SUSTENTÁVEL – Em sua primeira edição em Salvador, o evento, realizado pelo Instituto Fábrica de Florestas, conta com Marketing Cultural da Caderno 2 Produções e é apresentado pela Braskem e Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Coelba e Vivo, através do FazCultura. A Virada também conta com o Apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria Cidade Sustentável.
PROGRAMAÇÃO:
Virada Sustentável Salvador
25, 26 e 27 de novembro
Visitação Gratuita
Programação completa em anexo e no http://viradasustentavel.com.br