Instituições do Centro Histórico abrem portas gratuitamente para todos os visitantes
Mil jovens e crianças de escolas públicas e privadas participaram das ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” em maio, primeiro mês de realização do programa que promove visitas gratuitas à Fundação Casa de Jorge Amado e atividades artísticas de incentivo ao gosto pela literatura, com mediação cultural, no Teatro Sesc Senac Pelourinho.
O “Uma Quarta de FreePelô” é uma ação promovida pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, e pela Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc Bahia. Estas visitas são agendadas com escolas públicas e privadas.
Na próxima quarta-feira, dia 07 de junho, tem mais um encontro, desta vez na “Tarde Brincante com a Literatura de Ana Maria Machado”, que irá receber as escolas municipais Santa Terezinha e Durval Pinheiro, ambas do bairro de Santa Terezinha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
As crianças vão participar de uma atividade recreativa com Michele Andrade e Robério Lima, na Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho. Em seguida irão visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, e assistir a uma contação de História no Teatro Sesc Senac Pelourinho com Ana Paula Carneiro.
Michele Andrade tem 29 anos e é mediadora cultural e de leitura, produtora cultural e poetiza.
Robério Lima é ator, empreendedor, produtor e mediador cultural, artista circense com vasta experiência no meio artístico, cultural e educacional, tendo desempenhado a função de arte-educador em São Paulo, na Kidzania. Ele protagonizou o longa metragem capitães da areia, com direção de Cecília Amado.
Ana Paula Carneiro é produtora cultural, atriz, contadora de histórias, dramaturga, diretora teatral, mediadora de leitura e mediadora cultural. Facilitadora de oficinas de interpretação, direção teatral, narração de histórias, faz mediação de leitura e escrita criativa.
Mais lugares para visitar de graça
O “Uma Quarta de FreePelô” entrou em acordo com várias instituições sediadas no Centro Histórico de Salvador e às quartas-feiras serão concedidas entradas gratuitas a visitantes, não só estudantes, mas ao público em geral. São elas: a Associação Protetora dos Desvalidos – SPD, Casa do Benin, Casa do Carnaval, Centro Cultural Solar Ferrão, a própria Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Memorial das Baianas de Acarajé, Memorial da Medicina Brasileira, Museu da Gastronomia Baiana, Museu de Imprensa, Museu do Mar Aleixo Belov, Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu Nacional de Enfermagem do Cofen – MuNEAN, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. (lista das instituições com endereço logo abaixo)
Encontro com Quarto de Despejo
Na última quarta-feira, 31 de maio, a atividade artística realizada foi entrelaçada com a obra “Quarto de Despejo”, livro da escritora Carolina Maria de Jesus, adotado em vestibulares. Estudantes da Escola Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador, participaram diretamente de uma intervenção artística junto com a cantora Rebeca Tárique. Após a intervenção artística houve um bate papo com a escritora Gilmara Silva. Os alunos visitaram ainda a Fundação Casa de Jorge Amado e o Solar do Ferrão.
Para a cantora, mediadora cultural, compositora e produtora musical Rebeca Tárique foi muito importante participar do “Uma Quarta de FreePelô” que tem dado a oportunidade a crianças e jovens das redes públicas municipais e estaduais de Salvador e Região Metropolitana de ter acesso a espaços culturais e à formação literária e ao histórico do nosso povo, tudo com muita arte e cultura. ”Para mim contribuir e agregar valores artísticos a esse projeto tão inclusivo é realmente gratificante. Principalmente poder ver os alunos protagonizarem temas tão relevantes no seu dia a dia de forma lúdica. É entender que o que estamos fazendo é sobretudo revolução cultural”, afirma a artista.
Gilmara Silva, que é assistente social, pesquisadora, consultora e palestrante educacional, diz que viveu uma mistura de sentimentos durante o encontro com os jovens. Para ela, participar de uma programação tão potente e estar num espaço como o Teatro Sesc Senac Pelourinho em pleno centro de Salvador é muito importante, já que essa juventude tem questões relacionadas à mobilidade pela cidade e suas subjetividades feridas por conta da descrença social construída sobre o que é ser juventude negra e periférica na cidade.
“Importante também foi a oportunidade de rememorar o legado de Carolina Maria de Jesus, mulher negra que viveu na periferia e trabalhou como catadora de material reciclado, saber das dificuldades e de tudo que ela vivenciou e refletir sobre o Brasil. Carolina, de modo poético fez interpretação do Brasil mostrando a seu modo de escrever, quais eram as questões que permeavam o contexto social, político e econômico do País”, declara Gilmara que afirma que Carolina usou a escrita para mostrar também que as pessoas da periferia têm o direito de sonhar e podem realizar.
“Uma Quarta de FreePelô” antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.
As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.
Serviço
O quê: “Uma quarta de FreePelô”
Quando: sempre às quartas-feiras, das 10h às 18h.
Onde: Fundação Casa de Jorge Amado e Teatro Sesc Senac Pelourinho (Largo do Pelourinho).
Quanto: gratuito
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado
Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.
Sobre o Sesc
O Sesc é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos, que há 76 anos transforma milhares de vidas através das ações e projetos que realiza. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem bem-estar e qualidade de vida, ofertando serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Na Bahia, o Sesc dispõe de 24 unidades fixas, 11 na capital e 13 no interior, além de 3 Unidades Móveis de Saúde e 2 Unidades Móveis de Biblioteca, possibilitando ao seu público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São escolas, restaurantes, teatros, academias, hotéis, centros de lazer e convivência e diversos outros espaços que atendem os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o público em geral, de ponta a ponta do estado.
As ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o SESC.
Serviço:
Associação Protetora dos Desvalidos – SPD
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 17
Horário: 9h às 16h
Casa do Benin
Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17 – Pelourinho
Horário: 10h às 17h
Crédito da Foto: Jefferson Peixoto
Casa do Carnaval
Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho
Horário: das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Centro Cultural Solar Ferrão
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho
Horário: 10h às 16h
Igreja de São Pedro dos Clérigos
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, s/n – Pelourinho
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo
Endereço: Rua do Passo, nº 52A – Santo Antônio Além do Carmo
Horário: 9h às 16h
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho
Horário: das 8h às 17h (entrada até as 17h)
Igreja Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, s/n – Pelourinho
Horário: 9h às 12h e das 13h às 15h
Memorial das Baianas de Acarajé
Endereço: Praça da Sé, s/n (próximo a Cruz Caída)
Horário: 9h às 17h
Memorial da Medicina Brasileira
Terreiro de Jesus, Pelourinho
Ref. Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia
Horários de visitação: 9h,11h,14,15h e 16h
Museu da Gastronomia Baiana
Endereço: Largo do pelourinho, 13/19 – Pelourinho
Horário: 08h às 16h20 – visita guiada ao Complexo da Gastronomia Baiana nos horários de 14h e 15h.
Museu de Imprensa
Associação Baiana de Imprensa – Rua Guedes de Brito, 1 Praça da Sé, Salvador – Térreo do Edif. Ranulfo Oliveira, sede da ABI
Ref. Ao lado Prefeitura Bairro Brotas/Centro
Museu do Mar Aleixo Belov
Endereço: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 2 – Santo Antônio Além do Carmo
Horário: das 10h às 18h. (Última entrada às 17h)
Museu Eugênio Teixeira Leal
Endereço: Rua do Açouguinho, nº 01, Pelourinho
Horário: 9h às 18h
Museu Nacional de Enfermagem do Cofen – MuNEAN
Endereço: R. Maciel de Cima, 5 – Pelourinho
Horário: 10h às 17h
Horário: 9h às 16h
Museu Tempostal
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33 – térreo, Pelourinho
Horário: 10h às 16h
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
Endereço: Rua Frei Vicente, 3, Pelourinho
Horário: 10h às 16h