O dois de julho é marcado por protesto como de costume todos os anos, mas esse 2019, veio com pautas bem específicas. Famílias foram as ruas juntos com centrais sindicais, partidos políticos como o Psol, que esteve presente.
Com placas, pirulitos, faixas e cartazes com frases pedindo a liberdade do ex-presidente Lula, a saída de Mouro, não a reforma da previdência e aos cortes na educação.
A advoga e militante do Psol Laina Crisóstomo falou sobre a importância das mulheres negras na independência da Bahia “para mim a independência da Bahia passa por uma representatividade muito feminina como Maria Filipa ela representa todas nós que estamos todo dia nas ruas fazendo resistência”
O deputado estadual Hilton Coelho destacou a história de luta do povo baiano. “Lutamos por um Brasil mais livre do racismo, com distribuição de terras e o fim do colonialismo”
O presidente estadual do Psol Fábio Nogueira ressaltou a necessidade de estar nas ruas ” estou aqui para lutar porque o dois de julho representa o sonho de homens e mulheres baianas que lutaram e hoje lutam contra a reforma de previdência, contra o governo Jair Bolsonaro e por um país melhor”.