Os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estão em Araraquara, no interior de São Paulo, inspecionando áreas afetadas por recentes temporais.
Atingida por fortes chuvas na última semana de 2022, a cidade aguarda a liberação de recursos federais e estaduais para dar início às obras mais complexas de recuperação da infraestrutura danificada pela força das águas.
Ainda que as chuvas mais fortes tenham ocorrido durante a semana passada, Araraquara continua em estado alerta. Até o fim da tarde de ontem, ao menos nove pontos da cidade estavam total ou parcialmente interditados.
Segundo a Defesa Civil estadual, no último dia 28, choveu, em apenas seis horas, o equivalente a 200 mm. Para efeito comparativo, a Defesa Civil prevê que, entre esta terça (3) e a próxima sexta-feira (6), chova o equivalente a 180 mm, o suficiente para a prefeitura manter o estado de alerta.
Além de muitos estragos, o temporal da noite de 28 de dezembro causou ao menos cinco mortes e o desaparecimento de uma criança de dez anos. As vítimas pertencem a uma mesma família e estavam em um veículo arrastado pelas águas de um córrego que transbordou. As buscas à menina Gabriela Santos Leite entraram hoje no oitavo dia.
Agência Brasil