Uma noite de nervos à flor da pele. O Bahia tentava vencer em campo e também a matemática. O objetivo era vencer o Atlético Mineiro, segundo colocado e ainda com chances remotas de título e esperar que um dos dois adversários diretos, Vasco – que encarou o Bragantino -, e Santos, que enfrentou o Fortaleza -, tropeçasse. O Gigante da Colina venceu o Força Bruta, mas o Santos, que empatava com o Fortaleza até o último minuto, viu o Leão do Pici marcar um belo gol do meio de campo. Daí, seguiu-se invasão de campo e o jogo foi encerrado com o Peixe decretando sua primeira queda na história à Segunda Divisão. Na Arena Fonte Nova, o tricolor não só venceu, como goleou o Galo, por 4×1 e encerrou o ano com a certeza de que continua sendo time de primeira divisão. Cauly, Luciano Juba, Thaciano e Ademir marcaram para o Tricolor. O Galo descontou com Paulinho, artilheiro da competição nacional com 20 bolas na rede.
Vai ter Ba-Vi em 2024 na Série A
Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia
Com um meio de campo bem povoado, o Bahia conseguiu segurar o ímpeto do Atlético e executou melhor sua proposta de jogo. O Tricolor abriu o placar logo aos dez minutos, quando pressionou a saída de bola do galo, recuperou a posse com Rezende e balançou as redes com Cauly. Nos minutos seguintes, os visitantes ficaram mais com a bola, mas não conseguiram criar grandes chances. Pelo menos até os 35 minutos, quando Igor Gomes achou passe na medida para Paulinho deixar tudo igual. O empate parecia definido quando Thaciano cruzou para Luciano Juba marcar o segundo do Tricolor aos 51 minutos da primeira etapa.
Fora da zona de rebaixamento, o Bahia teve mais tranquilidade e seguiu superior ao Atlético no segundo tempo tempo. Depois de duas assistências na primeira parte, Thaciano deixou o dele e aumentou a vantagem no placar aos 21 minutos. Felipão respondeu com alterações que deixaramo Galo mais ofensivo, mas os visitantes não conseguiram voltar a balançar as redes. Quem deu números finais ao jogo foi Ademir, que fez o quarto do Esquadrão aos 46 minutos.
A vitória na última rodada foi fundamental para o Bahia, que escapou do rebaixamento para a Segunda Divisão. O tricolor foi da 17ª para a 16ª colocação e está confirmado na Série A em 2024. No outro extremo da tabela, o Atlético-MG foi ultrapassado pelo Grêmio e se despediu do Brasileirão em terceiro lugar.
Por fim, Palmeiras campeão Brasileiro e Santos, Goiás, Coritiba e América rebaixados
(Com informações do Globo Esporte)