No último sábado (18), a Secretaria Municipal da Saúde ofertou em pontos estratégicos da cidade a vacinação antirrábica. A mobilização imunizou mais de 600 animais.
A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Este ano mais de 43 mil cães e gatos foram imunizados contra raiva no município.
Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. “Nos bairros de Brotas, Pituaçu e Ondina houve registro este ano de raiva em sagui, morcego e cavalo, respectivamente. Com isso, cães e gatos ficam vulneráveis ao contato com outro animal infectado, principalmente morcegos. Esses casos evidenciam que o vírus rábico circula entre animais silvestres da cidade, por essa razão, a vacinação antirrábica dos animais domésticos é tão importante”, explica Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Desde 2004 Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato, cão, sagui ou morcego infectado