Profissionais da área de mobilidade de países latino-americanos conheceram nesta sexta-feira (30) o modelo utilizado para gestão e funcionamento da Nova Estação da Lapa, em Salvador, durante a 16ª Assembleia UITP América Latina, promovida pela União Internacional de Transporte Público (UITP). O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, foi responsável por apresentar o projeto que, segundo ele, gerou uma economia de R$ 120 milhões aos cofres da prefeitura.
“Estamos apresentando a Estação da Lapa e seu inédito modelo de sucesso para representantes de 18 países latinoamericanos. É um exemplo do trabalho realizado pela Prefeitura, que reconstruiu sem custos um equipamento deste porte, oferecendo um serviço de qualidade que chama a atenção do mundo. Para nós é um motivo de orgulho apresentar esta Nova Lapa, uma estação que deixou de ser um problema em outras gestões e se tornou um sucesso e algo completamente funcional, devido ao trabalho executado. É um exemplo para outros países que agora vem aqui aprender e copiar o modelo para reproduzir em outras grandes cidades”, destacou Mota.
O equipamento foi concedido por 35 anos e, ao final do contrato, o poder público deve reaver a estação com todas as melhorias realizadas, incluindo o novo shopping – em construção -, ou renovar a parceria. Em visita à Lapa, representantes da UTIP conheceram a integração física e tarifária da capital baiana, envolvendo ônibus e metrô, bem como foram apresentados às tecnologias sustentáveis dos sistemas.
A representante da UIT no Brasil, Eleonora Pazos, destacou que a Nova Lapa é um exemplo para a América Latina. “Primeiro, pelo modelo de negócio que foi estabelecido para a estrutura. Também pela recuperação urbana que se deu aqui, através de uma parceria público-privada, um tipo de mecanismo que deve ser cada vez mais explorado pois traz enormes benefícios à cidade. Além disso, há a dinâmica econômica e de mobilidade, promovendo o surgimento de novos atores que impactam diretamente na economia, enriquecendo a infraestrutura, beneficiando o surgimento de novas estruturas integradoras e tornando Salvador um exemplo para o Brasil e para toda a América Latina, em especial pelo eficiente sistema de integração”, detalhou.
Bahia Notícias