O croata Luka Modric venceu o prêmio de melhor jogador do mundo e acabou com o reinado da dupla Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O português e o argentino passaram dez anos dominando a premiação. Nesta segunda-feira (24), o camisa 10 do Real Madrid venceu Mohamed Salah, do Liverpool, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, e se tornou o primeiro croata a conquistar o título.
Cristiano e Messi foram os únicos atletas a conquistarem o prêmio nos últimos dez anos, com cinco títulos cada. Kaká era o último atleta que havia vencido o título antes do domínio da dupla, em 2007.
“Obrigado aos meus fãs do mundo inteiro pelo apoio. Fico feliz pelo apoio que me deram desde sempre. Gostaria de agradecer aqueles que votaram por mim. Gostaria de mencionar o meu ídolo do futebol, capitão da Croácia na Copa de 1998, em nossa primeira participação, quando ganhamos o terceiro lugar. Aquele time mostrou que poderíamos conquistar grandes coisas e, por sorte, tivemos a sorte de ser a mesma coisa para as próximas gerações. E mostramos que o sonho pode ser realidade”, agradeceu Modric após receber o troféu das mãos do presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Na última temporada, o croata conduziu o meio campo do Real Madrid na conquista do terceiro título consecutivo e 13º da história do clube na Liga dos Campeões da UEFA. Pela seleção, o capitão Modric foi uma das peças mais importantes da Croácia, finalista da Copa do Mundo. O atleta recebeu o prêmio de melhor jogador do Mundial da Rússia mesmo perdendo a final para a França.
Cristiano e Messi não venceram o prêmio mas foram eleitos ao FIFPro (seleção da última temporada) pela 11ª e 12ª vez consecutiva, respectivamente. A FIFPro World 11 foi formada por: De gea (Manchester United); Daniel Alves (PSG), Raphael Varane (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Marcelo (Real Madrid), Luka Modric (Real Madrid), N’Golo Kanté (Chelsea), Eden Hazard (Chelsea), Kylian Mbappé (PSG), Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Juventus).