Com intuito de trazer mais segurança e esclarecer dúvidas sobre os amortecedores, a Monroe dá 10 dicas sobre como realizar a manutenção preventiva. O componente é responsável por controlar a movimentação das molas da suspensão e manter os pneus em contato permanente com o solo. Porém para seu funcionamento pleno, são necessários alguns cuidados:
1. A respeito das recomendações que algumas pessoas fazem sobre passar na diagonal em lombadas, essa é uma atitude desnecessária, esclarece a empresa, pois ao invés de ajudar o amortecedor, pode acabar gerando folgas excessivas na peça, ruídos, empenamentos e, em situações mais graves, o travamento total do sistema.
2. O prazo de troca de 40 mil km rodados não é uma norma que deve ser seguida à risca. Primeiro porque cada veiculo trafega em solos diferentes, o que interfere no estado do amortecedor, e segundo, se as revisões forem feitas periodicamente, no máximo a cada 10 mil km, ou conforme recomendação da montadora, a troca do componente pode acontecer em diferentes momentos ou km rodados.
3. O Supervisor de Treinamento Técnico da Tenneco, Juliano Caretta, alerta que um dos principais cuidados que se deve ter com o item é a troca sempre aos pares. Ao trocar apenas um amortecedor, utilizando uma peça nova e outra usada, haverá um desequilíbrio, capaz de prejudicar a dirigibilidade do veículo.
4. O Supervisor alerta que peças recondionadas não tem a mesma eficiência que uma nova, pois geralmente elas recebem apenas nova pintura e melhorias estéticas, além de utilizarem lubrificante diferente do recomendado pelas fabricantes.
5. Quanto maior o desgaste do amortecedor menos conforto se terá dentro do carro, pois o carro estará exporto a situações onde haverá balanços e trepidações excessivas, dificultando as manobras.
6. Se o amortecedor estiver em mau estado pode causar aquaplanagem, destaca a empresa. Testes realizados pela Monroe apontam que amortecedores com 50% de desgaste começam a aquaplanar a uma velocidade a partir de 109 km/h na chuva, enquanto as peças novas podem perder aderência somente ao ultrapassar os 125 km/h.
7. Se o carro estiver com problemas na suspensão pode ocorrer aumento na distância de frenagem. A Monroe destaca que amortecedores com 50% de desgaste aumentam a distância de frenagem em até 2,6 metros, a uma velocidade de 80 km/h.
8. Amortecedores desgastados interferem em outros componentes pois o trabalho da suspensão é resultado da ação de vários itens diferentes, quando um deles sofre desgaste, sobrecarrega os outros.
9. O peso do carro interfere na ação dos amortecedores. Se o motorista extrapolar o limite orientado pela fabricante do veículo, pode comprometer a dirigibilidade e o conforto.
10. Os mais aventureiros devem se lembrar que o barro ressecado pode comprometer a suspensão, pois sujeiras e detritos afetam o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça.
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