Sair da casa dos pais e morar sozinho: essa é um dos objetivos mais desejados por quem se torna adulto. Ter o próprio canto e fazer as coisas como quiser sem dar satisfação a ninguém, que adolescente não sonhou com esse momento? Mas essa liberdade tem um preço: as contas a pagar serão todas suas e os possíveis luxos da casa dos pais terão de ficar para trás, ao menos em um primeiro momento.
O internauta Diego Rodrigo foi morar sozinho, está enfrentando essa situação, e enviou a pergunta: como posso economizar e me organizar financeiramente agora que as contas dependem só de mim?
A educadora e coaching financeira Shírley Freitas, da Ponto C Consultoria, ela mesma uma moradora solitária, deu uma série de dicas para quem precisa se organizar para morar sozinho. Confira:
O primeiro passo é saber quanto dinheiro recebe e quanto dinheiro gasta. Separe as despesas por categoria (conta de água, luz, telefone, celular, casa (aluguel, condomínio, IPTU), transporte, saúde, alimentação, lazer, etc.) para verificar qual é o ponto fraco das suas finanças, ou seja, onde gasta mais. É aí que deverá concentrar os esforços
Morar perto do trabalho é uma boa maneira de economizar com transporte e qualidade de vida, explica a educadora. Ela constatou isso na prática ao comprar um apartamento próximo de onde trabalha. Como vai a pé para o emprego, vendeu o carro, o que resultou em outra fonte de economia.
Comer fora todo dia pode custar caro, mas comprar comida e jogar fora custa caro também. Avalie se vale a pena tirar um dia da semana (e se tem habilidade para isso) para fazer comida para a semana toda, congelar e já deixar marmitas preparadas. Ou descubra um lugar que faz comida mais em conta e compre as marmitas prontas
Uma faxineira custa cerca de R$ 150 por dia em São Paulo, mas é possível economizar esse custo se mantiver a casa limpa e organizada. Nesse caso, a faxina poderá ser feita em pouco tempo, uma vez por semana. Se ainda assim não quiser colocar a mão na massa, Freitas informa que já há aplicativos que permitem contratar faxina por períodos menores, a um custo proporcionalmente menor também.
Se tiver carro, verifique se onde vai morar tem garagem, ou terá um custo extra alugando vaga. Mas se o apartamento tiver uma garagem que você não usa, alugue para gerar uma renda extra.
Reaproveitar objetos das casas dos pais que eles não querem mais ou comprar de lojas que vendem móveis usados é outra saída para economizar. Também é possível separar uma parte do orçamento mensal para ir comprando a mobília aos poucos. Diego Rodrigo conta que gastou R$ 100 em um fogão em bom estado comprando de lojas de usados.
Repense se precisa mesmo ter o melhor pacote de TV a cabo, de celular ou de banda larga. Os confortos da casa dos pais pesarão muito no bolso.
Que a necessidade é a mãe da criatividade ninguém duvida. Rodrigo conta também que aproveitou panelas de pressão que não funcionavam como panelas para o dia a dia em ótimo estado de conservação.
R7