A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), premiou a casa vencedora do Concurso de Decoração de Fachadas do Dois de Julho. A campeã foi, mais uma vez, a costureira Maria São Pedro, moradora do bairro Santo Antônio Além do Carmo, que recebeu uma placa do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, nesta quinta-feira (15).
Maria seguiu as recomendações do edital e decorou sua residência com uma temática cívica, demonstrando criatividade e originalidade, ao mesmo tempo em que preservou o patrimônio histórico.
Há 30 anos, ela mantém a tradição de enfeitar sua casa em homenagem à Independência do Brasil na Bahia, destacando personagens como Maria Quitéria e Joana Angélica. Neste ano, as bandeiras do Brasil e da Bahia, bordadas à mão pela aposentada, foram o ponto alto da decoração. “É uma alegria fazer essa decoração todos os anos e fico mais feliz ainda em receber essa premiação”, afirmou Maria.
O concurso, realizado a cada ano, tem o objetivo de avaliar e premiar as fachadas dos imóveis situados ao longo do trajeto do cortejo cívico do Dois de Julho, entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus. As casas, decoradas para a ocasião, foram avaliadas por uma comissão julgadora e registradas em fotos pela equipe da FGM.
“Essa premiação é um reconhecimento pelo trabalho fundamental de manutenção da tradição. Esse movimento surgiu de forma natural na comunidade, como uma homenagem ao Dois de Julho por meio da decoração de fachadas, muitas vezes com a participação de atores e familiares”, explicou Fernando Guerreiro.
“Portanto, é uma iniciativa muito importante que nós, da FGM e da Prefeitura de Salvador, estamos apoiando e incentivando. Essa premiação não é uma competição, mas sim um estímulo para que mais casas voltem a se engajar e a participar dessa tradição no Dois de Julho”, completou o presidente da FGM.
—
Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS