A Prefeitura de Salvador fez mais uma entrega do programa Morar Melhor Entidades, beneficiando, desta vez, o Clube de Mães Creche e Escola Nossa Senhora da Luz, localizado no bairro de Pernambués. A instituição, que atende a 125 crianças de até cinco anos, recebeu uma série de melhorias estruturais que garantiram mais conforto e segurança para os alunos e educadores.
Durante visita à instituição nesta sexta-feira (7), o prefeito Bruno Reis reforçou o compromisso da gestão com a valorização e o fortalecimento de organizações que desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento socioassistencial na cidade.
“As instituições comunitárias são grandes parceiras, porque conhecem de perto as necessidades da população e chegam onde, muitas vezes, o poder público não consegue estar presente de forma imediata. Por isso, o Morar Melhor Entidades existe para apoiar e fortalecer essas instituições, garantindo que tenham a estrutura necessária para continuar transformando vidas”, destacou o prefeito.
Na Creche e Escola Nossa Senhora da Luz, crianças de baixa renda recebem apoio educacional, social e alimentação. O edifício possui três pavimentos, tendo cinco salas de aulas, além de cozinha, banheiros e espaço para recreio.
A reforma realizada no local incluiu a instalação de cobertura e forro, pintura interna e externa, revestimento cerâmico, instalação de portas e janelas, pintura de gradil, construção de alvenaria, colocação de pontos de iluminação, chapisco e reboco.
As intervenções garantiram mais dignidade para o trabalho realizado pela instituição, que há mais de 25 anos é um pilar socioeducativo na comunidade.
“Antes do Morar Melhor, eu só chorava muito porque eu tinha um sonho de ver essa instituição toda organizada, mas não tinha condições de fazer reforma. Agora está tudo lindo e maravilhoso. Já tinha ouvido falar no programa e ficava na expectativa se minha creche ia se encaixar. Aí um dia recebi a notícia que seria contemplada também. Eu só tenho que agradecer a Deus e ao prefeito”, disse a fundadora da escola, Luciene Alves.
Alcance – O Morar Melhor Entidades tem transformado diversos espaços em Salvador. Somente em 2024, foram cadastradas 282 organizações, entre creches, associações comunitárias, terreiros, cooperativas de reciclagem e lares de idosos. Até o momento, 97 obras já foram concluídas, sendo 37 instituições e 60 terreiros beneficiados.
O programa seleciona organizações sociais que tenham atividades que impactam as regiões onde elas estão inseridas, considerando alguns critérios. “Por exemplo, a gente tem que entender se o imóvel é próprio ou se é alugado. Neste último caso, é preciso autorização do proprietário e garantia se a instituição estará fixa por dois anos.
Também verificamos se existem riscos construtivos, se a instituição está devidamente registrada nos órgãos competentes”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.
A pasta coordena o programa e conta com apoio de outros órgãos do município. Prefeituras-Bairro, vereadores, lideranças comunitárias e a própria população também podem indicar organizações que precisam das melhorias. O investimento para a reforma pode chegar a R$ 30 mil.
Fotos: Betto Jr./ Secom PMS