Faleceu nesta quinta-feira (12), em São Paulo, aos 89 anos, o ex-jogador Amaury Pasos, um dos maiores ícones do basquete brasileiro. A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas Amaury estava acompanhado por seus familiares. Ele havia completado 89 anos na véspera, dia 11 de dezembro.
Amaury é reconhecido como uma lenda do basquete mundial. Ele é, até hoje, o único atleta eleito duas vezes MVP de Mundiais em posições diferentes, e integra o Hall da Fama do Basquete Internacional.
Com a Seleção Brasileira, conquistou dois títulos mundiais, em 1959, no Chile, e 1963, no Brasil. Além disso, ganhou duas medalhas de bronze olímpicas (Roma 1960 e Tóquio 1964) e uma prata no Mundial de 1954, no Rio de Janeiro.
No cenário nacional, Amaury brilhou vestindo as camisas do Sírio e do Corinthians, sendo figura ativa no basquete brasileiro de sua época. Como técnico, deixou sua marca ao conquistar dois títulos do Campeonato Brasileiro de Clubes pelo Monte Líbano, em 1982 e 1983.
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) lamentou a perda de Amaury em nota oficial e declarou três dias de luto. O presidente da entidade, Guy Peixoto Jr., destacou o impacto do ex-jogador no esporte. “Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno, e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”.
O velório de Amaury Pasos será realizado nesta quinta-feira, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, a partir das 10h, com encerramento previsto para as 18h.
Bahia Notícias