Duas, quatro, até mesmo cinco válvulas por cilindro! Cada um tem vantagens e desvantagens; o custo elevado dos motores multiválvulas é o seu maior problema.
Há a eterna discussão sobre o que é melhor? Motores com duas ou quatro válvulas por cilindro. Cada um tem suas vantagens e desvantagens de cada um deles?
Na hora de comprar o carro tem vendedor que oferece duas opções: Motor de duas ou quatro válvulas por cilindro e daí cada cilindro do motor tem uma válvula de admissão para entrar combustível e uma de exaustão para sair o combustível queimado por escapamento.
Alguns motores, em vez de duas válvulas, tem quatro: duas de admissão duas de escapamento. Por isso, alguns motores quatro cilindros tem 16 válvulas. E que vantagem Maria leva? Duas válvulas em vez de uma, permitem entrar mais combustível e aumentar a potência do motor. Mas nem todos os motores têm essas quatro válvulas por cilindro; primeiro porque custa mais caro; segundo porque ganha se de um lado e pede se do outro.
Como assim? Porque o ganho de potência se dá em altas rotações, e para o rodar do trânsito urbano sem pisar muito no acelerador e com exigência de troca de marcha toda hora o motor com apenas duas voltas por cilindro oferece um desempenho melhor.
Quatro válvulas por cilindro é melhor em alta?
Uma das maneiras de melhorar o desempenho do motor é melhorar o que é chamado de rendimento volumétrico.
O que é isso? Por exemplo: em motor de quatro cilindros de 1,6 litro (ou 1.6), cada cilindro tem 400 ml de volume. Ou seja se formos enchê-lo com a mistura de ar e gasolina vai caber 400 ml a cada vez que o pistão desce. Mas com a velocidade de rotação do motor, essa quantidade não é totalmente preenchida por que não da tempo de entrar toda a capacidade volumétrica.
Aumentar o número de válvulas é uma forma de otimizar essa entrada de combustível na câmara e melhorar o desempenho. Outra forma de melhorar o rendimento é com sobrealimentação. A forma mais comum é com o uso de um turbocompressor
Exitem também motores com três ou cinco válvulas por cilindro
Além dos motores com duas ou quatro válvulas, ainda existem os com três ou cinco válvulas por cilindro. Nestes casos, normalmente o número maior de válvulas fica na admissão. Por exemplo: três válvulas de admissão e duas de descarga. Isso porque é mais difícil “admitir”, ou seja, injetar ar e combustível na câmara de combustão do que retirar os gases para o escapamento.
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