O Movimento População de Rua e a unidade de acolhimento emergencial Pérolas de Itapuã realizam nesta quinta-feira (3), às 15h, um protesto em frente à 12ª Delegacia, na orla de Itapuã, pelos direitos das pessoas em situação de rua. No último dia 21, um grupo de moradores de Itapuã protestou contra o abandono do poder público ao bairro e, como reivindicação, incluiu a retirada do albergue de acolhimento à população em vulnerabilidade social.
Em uma das falas sobre a degradação do bairro, um líder comunitário chegou a dizer que a manifestação cobraria a retirada do “antro de sacizeiro” que seria o albergue. “No dia 21 de fevereiro vai ter uma grande manifestação dos moradores de Itapuã para cobrar a retirada desse antro de sacizeiro chamado albergue daqui do nosso bairro. E pior ainda, eles estão querendo construir mais”, diz em áudio convocatório.
Assim como os moradores de Itapuã têm direitos e devem reivindicar melhorias para seu bairro, as pessoas em situação de rua também possuem direitos. Lucas Gonçalves, presidente da ONG Salvador Invisível, que acompanha a pop rua, diz que o projeto também estará na manifestação. “Eu compreendo a pauta dos moradores de Itapuã, porém temos que entender que a população em situação de rua são pessoas com os mesmos direitos sociais deles, inclusive o de habitação e o de utilização do solo público”, afirma o presidente da ONG.