o próximo sábado (24.04) é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa importante ferramenta de inclusão é tema de curso online gratuito promovido pelo Ministério do Turismo com o objetivo de qualificar profissionais do setor a fim de melhorar a experiência de viajantes que possuem capacidade auditiva reduzida. As inscrições para a qualificação “Libras: compreensão básica” podem ser realizadas até o dia 30 de junho. (Clique aqui para se inscrever)
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta a importância da data e afirma que o Ministério do Turismo vem trabalhando em conjunto com o governo federal no compromisso de promover a inclusão social no turismo brasileiro. “Esta data é um importante marco de conscientização. O Ministério do Turismo tem atuado de acordo com os valores do governo Bolsonaro em incentivar e promover a acessibilidade no âmbito do turismo”, declarou.
A qualificação em Libras, fruto de uma parceria entre o MTur e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), possui 90h e as aulas devem ser finalizadas até o dia 31 de julho de 2021, prazo final também para emissão de certificado. Para ter direito ao documento, é necessário que o aluno atinja média final mínima de 60%.
A maior parte do conteúdo é apresentada em forma de vídeo, o que facilita o aprendizado da língua visual. Junto às aulas, são indicados conteúdos que complementam a aprendizagem, como músicas, histórias e reportagens interpretadas. O curso traz conhecimentos iniciais da Língua Brasileira de Sinais, portanto, não habilita os profissionais para atuação como intérprete ou tradutor.
OUTROS CURSOS – A mesma parceria entre MTur e IFRS oferece mais 21 cursos gratuitos e online que também estão com inscrições abertas até 30 de junho. Dentre eles: Agência de Viagem e Turismo, Enoturismo, Geografia e Turismo, cursos em Biossegurança e de idiomas, como Inglês e Espanhol. (Conheça todos os cursos ofertados AQUI)
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, explica que a parceria faz parte de uma série de acordos firmados pela Pasta com instituições de ensino de todo o país com o intuito de ampliar a oferta de qualificação no turismo. “Além de promover o turismo acessível, nosso objetivo é capacitar os profissionais do setor nas mais diferentes áreas correlatas ao turismo para entregar um atendimento de qualidade cada vez maior. Queremos que todos tenham as mesmas oportunidades de conhecer as belezas do nosso país, a partir de uma experiência inesquecível”, destacou França.
Portal Turismo