O Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, será palco, nos dias 19 e 20 de novembro, a partir das 8h, do XIV Torneio de Futevôlei e da segunda edição do RFUTCONVIDA. O evento contará com quatro categorias nesta: Iniciante, misto, feminino e masculino.
O torneio reunirá cerca de 150 atletas, sendo 40 mulheres e dois adolescentes, Renan e Nicole, de 13 anos, que disputarão nas categorias iniciante e feminino, ampliando a diversidade nas areias do Abaeté.
“Tudo começa pelo lugar em que acontece o evento, ele é mágico, além de ser onde aprendemos a jogar. Também é uma das primeiras quadras de Salvador. O nosso mentor iniciou o trabalho há 30 anos, e hoje, com o apoio dos nossos parceiros, temos o prazer de realizar um dos maiores eventos de futevôlei na Arena Abaeté”, destaca um dos idealizadores do torneio, proprietário e professor do Treinamento de Futevôlei Rfuteam, Ramom Carvalho.
O evento é gratuito e aberto ao público, contando ainda com o visual do Parque do Abaeté. No local, foi montada uma estrutura completa para atender os participantes do evento, com praça de alimentação, serviço de restaurante, bar, food-truck e barraca de açaí. Além disso, banheiros químicos serão distribuídos em torno da arena. A estrutura conta ainda com área privada para atletas, stand de fisioterapia, música ao vivo e muito futevôlei.
Para Rafael Santos, idealizador do torneio, o RFUTCONVIDA é a realização de um sonho. “Poder compartilhar o que vivemos com todas as pessoas que vem ao evento, tem um significado surreal, é algo inexplicável”, finalizou.
“Participar do Rfutconvida foi uma experiência engrandecedora, pois consegui evoluir como atleta e fazer parte de um momento único de incentivo ao futevôlei com uma energia incrível. Foi tão bom que para este torneio já estou ansiosa para defender o título e prestigiar mais uma vez esses dois exemplos de professores de quem sou fã declarada. O que Rafa e Ramon fazem pelo esporte é lindo de se ver, agradeço muito pela oportunidade de fazer parte disso”, declarou Ludmila Oitaven, campeã da I edição.
Ação social – O Treinamento de Futevôlei da Rfuteam é um projeto que vai além do futevôlei, e que transcende as quatro linhas. Ele traz para dentro das quadras, além do preparo físico, fundamentos necessários para o esporte, a motivação, a dedicação e a superação.
A aluna Tais Tosta, 36 anos, começou a treinar futevôlei e se apaixonou pelo esporte. Para ela, o futevôlei é uma terapia. “O futevôlei colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos. Além de realizar a inclusão de todos. Antigamente, um esporte predominantemente masculino, mas com o crescimento, muitas mulheres aderiram a essa prática e vem conquistando cada vez mais espaço”, finalizou.
Considerado uma atividade física completa, o futevôlei proporciona condicionamento físico, com trabalhos aeróbico, de força e de coordenação, além de perda calórica e manutenção dos níveis de vitamina D no corpo. Participar de uma partida fica ainda melhor sob o sol de Salvador, com o cenário da encantadora Lagoa do Abaeté.
Jamile Arrais, campeã da I edição, lembra a primeira edição do evento. “Foi muito bom, tudo muito bem organizado! Teve muita competição e fiz novas amizades. Além disso, quando batia a fome, tinha todo um suporte de alimentação. Estou muito ansiosa para o próximo. Jogar ao lado da minha dupla Ludmila também é o máximo, ela é demais”, finalizou.
A diversão estará garantida tanto para os atletas, como para o público. Todos podem esperar um evento com muita energia, qualidade e diversão
Projeto Social – O Rfuteam e Cesinha Futevôlei, escolinhas oriundas do bairro de Itapuã, possuem um projeto social no bairro, ministrando aulas de futevôlei para crianças carentes.
Programação
19/11 – a partir da 8h – Jogos iniciante e misto
20/11 – a partir da 8h – Jogos misto e feminino