O serviço de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) Ambulatorial foi incorporado nesta terça-feira (14) no lista de procedimentos do Multicentro de Saúde Liberdade Prof. Bezerra Lopes, no bairro da Liberdade, em Salvador. O acesso ao exame de média complexidade será realizado exclusivamente via regulação com atendimentos às segundas, terças e quartas, das 7h às 18h.
A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que haja um incremento de 300 novas vagas para o exame por mês na capital baiana com a abertura do novo espaço. No Multicentro, o Serviço de EDA será disponibilizado para pacientes sem comorbidades e que não estejam com doenças agudas ou crônicas.
O titular da SMS, Alexandre Reis destaca o investimento na área de prevenção do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “Vamos intensificar o acesso a este exame, que é bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Com isso, os pacientes poderão detectar tão breve qual a doença possui e iniciar seu tratamento para ter mais qualidade de vida e saúde”, disse.
Conheça o exame – O exame é realizado depois da aplicação de um spray anestésico na garganta, e por meio de um endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, ele permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.
Caso sejam observadas alterações suspeitas na mucosa, durante o procedimento pode ser colhido um fragmento para análise (biópsia). O exame permite diagnosticar inflamações como esofagite, gastrite e duodenite; presença de pólipos; tumores; úlceras e varizes esofágicas, entre outros problemas.
Antes do procedimento, é necessário um jejum de alimentos por 8 horas. Como o exame é realizado com sedação, é indispensável a presença de um acompanhante (sem ele, o procedimento não é realizado).
Fotos: Paulo Almeida/ Ascom SMS