A história do velejador Aleixo Belov, 80 anos, está em exposição no Mercadão da Bahia, no centro da cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A mostra itinerante promovida pelo Museu do Mar Aleixo Belov pode ser visitada gratuitamente até o dia 6 de junho.
A museóloga Etiennette Bosetto destaca que a exposição é uma oportunidade para que os lauro-freitenses e moradores das cidades vizinhas possam conhecer mais sobre Belov, comandante que já deu cinco voltas ao mundo, além de ter feito outras expedições marítimas, como a viagem à Antártica.
A mais recente aventura do velejador foi na Passagem Noroeste, realizada em 2022, quando conseguiu o feito de ter guiado a primeira embarcação com a bandeira do Brasil a atravessar esse trecho, considerado um dos mais difíceis da navegação.
“O acervo completo dessas expedições, inclusive, pode ser visto no Museu do Mar, que fica no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador”, pontua.
Paralela à exposição, no dia 27 deste mês, acontecerão duas sessões gratuitas de contação de histórias para a criançada sobre o livro infantil “Velas Cheias de Sonhos”, assinado pelo jornalista Bito Teles, com ilustração de Bua Bruno. As atividades serão realizadas às 14h e às 16h, no mesmo espaço da mostra.
Exposição no Itaigara
Além da exposição no Mercadão da Bahia, o público de Salvador também pode acompanhar a mostra itinerante que está exposta no piso térreo do Shopping Itaigara, no bairro do Itaigara. Por lá, a exposição com fotografias das viagens feitas por Belov, assim como objetos trazidos pelo ucraniano naturalizado brasileiro, fica aberta à visitação gratuita até o dia 27 de maio.
Museu do Mar
Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante as viagens que ele fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação, que foi construída pelo próprio comandante em 1976, é o pilar central do espaço, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.