Após o lançamento dos episódios de Didá, Ilê Aiyê e Cortejo Afro da série “Afros e Afoxés: A revolução do tambor”, vão ao ar, na próxima sexta-feira (1º), mais dois capítulos que destacam as tradições e a influência afro-brasileira em Salvador. Com os temas “Filhos de Gandhy: No ritmo da fé” e “Muzenza: Do samba ao reggae”, a obra audiovisual destaca a identidade cultural ancestral promovida pelas agremiações.
A série é uma produção do Salvador Capital Afro, programa da Prefeitura de Salvador, e conta com sete episódios que mostram a importância de Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Didá, Malê Debalê, Olodum e do afoxé Filhos de Gandhy para a cultura afro-brasileira. Com depoimentos de músicos, representantes e associados, o documentário estará disponível na TV no canal Trace Brasil e no YouTube do Salvador Capital Afro.
O episódio “Filhos de Gandhy: No ritmo da fé” reforça a espiritualidade e o discurso de respeito e não violência do maior afoxé do mundo. No ritmo do ijexá, ele desfila pelas ruas do carnaval de Salvador difundindo paz e alegria. Os depoimentos do cantor Mazinho do Gandhy, do diretor Xiko Lima e do babalorixá Pai Toinho destacam a religiosidade presente no afoxé.
Já “Muzenza: Do samba ao reggae” destaca o ritmo e a história do bloco. O mestre de bateria Mário Rodrigues, a produtora Luciane Neves e os associados Ramon Duarte e Dal Rasta contam como a música dos ‘Guerrilheiros da Jamaica’ transita entre o samba e o reggae, cantando as questões sociais e raciais que afetam a comunidade, numa busca de promoção da igualdade.
O Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR) em Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.
Serviço:
Afros e Afoxés: A Revolução do Tambor
Onde assistir: Trace Brasil e https://www.youtube.com/@salvadorcapitalafro9726
Quando: 1°/09, 19h – Muzenza e Filhos de Gandhy
08/09, 19h – Olodum e Malê Debalê