Foi mais suado do que Hernane, artilheiro do time, imaginava. Mas o Bahia está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, o Esquadrão de Aço conquistou o acesso de volta à elite do futebol brasileiro depois de dois anos de ausência. Emocionado, Hernane relembrou o caminho do Tricolor na competição:
– Foi sofrido nos últimos quatro ou cinco jogos, hoje não foi diferente. Não queria que fosse derrota, mas vai ser um dos acessos mais valorizados por equipe, diretoria e torcida. Devolvemos o Bahia para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído, a Série A. O torcedor sabe como é difícil –analisou.
Se o Bahia conquistou o acesso, muito se deve ao trabalho realizado pelo técnico Guto Ferreira. Contratado durante a campanha do Tricolor, o treinador resgatou o momento em que chegou ao clube prometendo o acesso:
– Era um momento em que o Bahia não vinha bem. Pegamos um grupo desacreditado, conseguimos reverter toda a situação com muito trabalho. Fizemos um segundo turno muito bom. A gente só tem a comemorar. Quando eu cheguei, disse que o importante era, na última rodada, quando passasse a régua, estivéssemos na Série A. E foi assim – relembrou.
Na Série A de 2017, o Bahia se junta a Atlético-GO, Avaí e Vasco da Gama, os outros três times que conquistaram o acesso nesta edição da Série B.
Atlético GO
A espera acabou. Depois de 38 rodadas, o Atlético-GO finalmente pôde levantar o troféu de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2016. Das mãos dos capitães Lino e Gilsinho, a taça foi erguida para os mais de 11 mil presentes no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. A festa se estendeu por todo o gramado, com volta olímpica e comemoração de jogadores e comissão técnica.
Um dos jogadores mais experientes do grupo, o zagueiro Lino se emocionou ao comentar o título pelo Atlético-GO:
– É difícil falar. Foi uma conquista maravilhosa, que vai ficar gravada na nossa memória para o resto da vida, até pela minha ideia, a minha experiência. É algo muito importante para a gente. Cada um dos jogadores estará na memória dos torcedores – disse.
Outro líder dentro do elenco, o atacante Gilsinho falou sobre a ideia de levantar a taça junto com Lino. Como o zagueiro não começou jogando neste sábado, coube a Gilsinho a missão de usar a braçadeira durante a partida:
– É uma emoção muito grande. Foi o Marcelo Cabo teve essa ideia de levantarmos a taça. Mas independente disso, é uma alegria, um campeonato muito difícil como da Série B, que ganhamos com merecimento.
E a comemoração veio depois de o Atlético encerrar sua participação na Série B com chave de ouro. Dentro de campo, o Dragão foi buscar uma vitória de virada sobre o Bahia por 2 a 1, com gols de Junior Viçosa e Jorginho. Essa foi a 22ª vitória do Atlético-GO na competição, e o placar assegurou o Dragão como o melhor ataque de toda a Série B, com 60 gols marcados.