A Caixa Econômica Federal libera neste sábado (25) o saque em espécie do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para nascidos em janeiro.
Também é possível resgatar o valor por meio de transferências para outras contas. A transação pode ser realizada em agências ou pelo Caixa Tem e é gratuita.
Já o saque em dinheiro pode ser feito no autoatendimento da Caixa e casas lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no aplicativo Caixa Tem.
O saque emergencial do FGTS é mais uma das medidas do governo federal para diminuir o impacto da pandemia de coronavírus na economia brasileira.
O valor máximo do saque por CPF é de um salário mínimo (R$ 1.045). O calendário de pagamentos varia de acordo com o mês de nascimento do brasileiro e, para cada mês, há duas datas: a primeira de disponibilização do FGTS no aplicativo Caixa Tem, que pode ser usado para o pagamento de contas, boletos e compras online.
A segunda determina quando o dinheiro poderá ser sacado ou transferido para outras contas.
A consulta ao benefício está disponível pelo app FGTS (Android e iOS), pelo internet banking da Caixa, pelo site oficial e pelo telefone 111. É possível checar o valor disponível e qual a data de disponibilização do FGTS.
Quem não quiser realizar o saque deve informar pelo aplicativo do FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista do crédito. Também é possível solicitar o desfazimento do crédito depois do depósito. Neste caso, o valor volta para a conta do FGTS do beneficiário.
Além disso, se a poupança social digital não sofrer movimentação até o dia 30 de novembro, os valores retornarão à conta FGTS do trabalhador, devidamente corrigidos.
Arte/ R7
R7