A Prefeitura está unindo esforços para garantir um Natal seguro a todos que visitarem a iluminação especial natalina e a programação cultural do Centro Histórico, dentro do Natal Salvador. O esquema de segurança para a região contará com a implantação de pórticos, fechamento de acessos, contratação de segurança privada, reforço da atuação da Guarda Civil Municipal, reforço e apoio dos órgãos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e instalação de câmeras na região.
O diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Ângelo Magalhães, destaca que as equipes da Prefeitura já estão estruturando o Natal há mais de 60 dias, principalmente em relação à segurança pública. “Planejamos internamente, levamos para a SSP, juntamente com o secretário Marcelo Werner, com o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia [PM-BA], coronel Paulo Coutinho, e encontramos uma grande e robusta operação que vamos fazer com portais de revistas, com ruas bloqueadas, com fechamento de todo o perímetro, ou seja, estamos trabalhando com 68 câmeras para dar total segurança a todas as pessoas que vão vir participar deste Natal”, afirma.
Além da instalação de câmeras, a região terá a atuação de 100 profissionais da segurança privada, cerca de 100 guardas municipais e total apoio da Polícia Civil e Militar. Mais de 250 projetores serão instalados nas ruas de acesso ao Centro Histórico para reforçar a iluminação de toda a região, além de cinco pórticos de segurança, e também serão realizados 36 fechamentos de acesso. A segurança será reforçada inclusive nos estacionamentos próximos, abrangendo os da Avenida José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), Comércio e Avenida Sete de Setembro.
“Este Natal vai ficar marcado na história de Salvador. É o início, é o primeiro de muitos que virão em relação a uma nova marca de Natal dos soteropolitanos. Em relação à segurança, nós temos um alinhamento muito forte entre a Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, representada por Maurício Lima, e a Secretaria da Segurança Pública do Estado, gerida por Marcelo Werner. A segurança é responsabilidade de todos, mesmo que seja obrigação do Estado, mas temos a nossa responsabilidade, e essa união de esforços é que trará sucesso para a gestão”, destaca o coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, Humberto Sturaro.
Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai manter, diariamente, cerca de 100 agentes trabalhando para garantir a segurança de todos os visitantes e moradores. “Faremos rondas constantes na região, abrangendo as áreas de estacionamento, os pontos de embarque e desembarque de passageiros dos transportes por aplicativo, dos táxis e dos ônibus. Então a Guarda Municipal vem fazendo esse trabalho, que vai permanecer ao longo do verão, para dar total segurança para que todos os turistas curtam, se divirtam e voltem para os seus destinos com segurança”, conta o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev/Semop), Maurício Lima.
No último dia 29, a Guarda Municipal teve o efetivo reforçado após a formatura de 62 agentes aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura em 2019. Os novos agentes atuam no Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, auxiliando na segurança do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Comercio e adjacências.
“Estamos fazendo um trabalho constante na região do Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo. Temos hoje o Grupamento de Atendimento ao Turista, o nosso GAT, com 80 guardas civis municipais, e agora estamos recebendo esses novos agentes da última convocação da Prefeitura, direcionados para a região. Em conjunto com a Polícia Militar, fazemos um trabalho de patrulhamento preventivo, de rondas e de prevenção à violência em todo o Centro Histórico e também temos uma boa parceria com policiais civis que atuam nas delegacias da região”, afirma Lima.
Policiamento – O policiamento será reforçado, ao longo de todo o período, pelo 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), com o apoio de outras unidades da PM, como os Batalhões de Policiamento Turístico (BPTur) e de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPeo), além da Companhia Independente de Policiamento Tático das Rondas Especiais Baía de Todos-os-Santos (CIPT Rondesp BTS).
O Batalhão Turístico tem uma companhia sediada no Pelourinho e conta com policiais em base móvel e motocicletas fazendo rondas diárias, enquanto o BPeo disponibiliza guarnições de motociclistas em apoio ao patrulhamento. O policiamento ostensivo a pé que já existe no Pelourinho e que atende a pontos estratégicos do Centro Histórico também está sendo reforçado.
A presença policial é marcante, ainda, nos locais onde são realizados os eventos artísticos programados para o bairro, devido ao aumento do fluxo de visitantes e com o objetivo de promover mais segurança a baianos e turistas.
“O Centro Histórico é um dos lugares mais bem policiados da capital baiana. Estamos preparados para bem receber a todos que vêm ao Pelourinho nesta época do ano”, revela o comandante do 18° BPM, tenente-coronel Agnaldo Ceita.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS