O Centro Educacional Luz do Saber (CELS), localizado no Caminho 14, Quadra C, Faz. Grande II, em Cajazeiras, onde funciona há 18 anos, promove neste sábado (17) o Natal Solidário, e realiza a exposição de cerca de 30 quadros da menina Luisa Hage, de seis anos, portadora da Síndrome de Artogripose, que pinta e escreve com a boca. Luisa vai tocar teclado, utilizando os dedos dos pés, vai cantar a canção “Era uma vez”, de Sandy e Júnior, e promete dançar. A aluna de música Isabela Aimé é uma das atrações da programação, que começa às 9 horas da manhã.
A diretora de eventos do CELS, Fernanda Dias, explica que o Natal Solidário é um evento beneficente, que visa estimular seus alunos e a comunidade a apoiar e ajudar os mais carentes, e ao mesmo tempo alegrar crianças e adultos do bairro, com uma programação festiva, sorteio de brindes, cestas básicas e de duas bicicletas, e respostas às cartas à Papai Noel escritas por meninos e meninas do bairro, arrecadadas por alunos da instituição. “Esse é o sentido do Natal. Solidariedade, que é amor em movimento”, afirma Fernanda Dias.
Além da exposição de Luisa Hage, o evento terá a participação do Balé da Melhor Idade, organizado pelo Centro Cultural Edson Souto, entidade que dá assistência a idosos, adolescentes e crianças de Cajazeiras. O balé vai apresentar o espetáculo “Velha Bahia”. O Grupo de Valsa Amor Eterno, formado por ex-alunos e moradores da comunidade, também participa do Natal Solidário, bem como os organizadores do projeto Social “Realizando Sonhos”, que tem como principal objetivo a inserção da criança portadora de necessidades especiais em eventos sociais.
A Liga de Basquete de Cajazeiras estará presente no Natal Solidário do Centro Educacional Luz do Saber, com a presença de jogadores das equipes que participam do 11º Torneio Interbairro, dentre elas o Fênix, time patrocinado pelo CELS. O presidente da liga, Hermes Ramos da Silva Filho, criou a expectativa da presença dos jogadores do time de basquete Vitória, que neste sábado enfrentar o Paulistano, no estádio de Cajazeiras, à noite.
O que é Artrogripose
Também conhecida como Artrogripose Múltipla Congênita (AMC), a Artrogripose é uma doença congênita rara, não progressiva, caracterizada por múltiplas contraturas articulares, podendo apresentar também fraqueza muscular e fibrose. O nome da doença vem do grego, que significa “articulações curvas ou em forma de gancho”. Especialistas relatam que a AMC raramente é detectada durante a gravidez, e geralmente é identificada após o nascimento, como aconteceu com Luisa, que não tem outra patologia, e é uma criança saudável, alegre e cheia de sonhos: quer ser psicóloga, cantora e dançarina, e estudar francês e inglês.