O dado consta de uma pesquisa feita pela Nestlé com 600 pessoas em todas as regiões do País que traz um diagnóstico de como os brasileiros estão lidando com o autocuidado na pandemia e quais os aprendizados que ficam como legado desse período. O isolamento social levou as pessoas a reverem a adaptarem suas rotinas, tanto no que diz respeito às dinâmicas de trabalho quanto com os hábitos pessoais. Este período provocou reflexões sobre as medidas de autocuidado com a saúde emocional e física em todos os brasileiros, especialmente os nordestinos: quase metade dos entrevistados do Nordeste (42%) afirmou que tiveram mais medidas de autocuidado. O estudo foi realizado pelo C.Lab, o laboratório interno de pesquisas da Nestlé, como parte do projeto “Sinta-se mais com Molico®”.
Entre os achados do levantamento a prática de atividade física aparece como principal medida de autocuidado. Além disso, a saúde mental também se tornou tão vital quanto saúde física para 75% dos entrevistados, e 73% das pessoas ouvidas alegaram que pretendem manter os hábitos saudáveis que adquiriram durante a pandemia, mesmo depois do isolamento. Para 9 em cada 10 entrevistados a pandemia foi um momento de rever o que é importante, como família e saúde. 61% dos entrevistados reconhecem que começaram a cuidar mais do equilíbrio entre corpo e mente durante a pandemia. Mais da metade (55%) diz que conseguiu adquirir hábitos mais saudáveis com o confinamento e 62% dos entrevistados começaram ou intensificaram as atividades físicas durante a pandemia. 53% dos entrevistados afirmam que têm se alimentado melhor, enquanto 35% dizem que estão consumindo maior quantidade de suplementos e alimentos fortificados com vitaminas e minerais.
Em linha com a demanda pelo equilíbrio entre o corpo e a mente, Molico® lançou o Método Move, que é uma ferramenta online de 5 passos em sequência, com duração de 20 minutos. Cada um dos passos – SE SOLTAR, DANÇAR, ALONGAR, MEDITAR E RESTAURAR -, é ministrado por especialistas de cada área. O objetivo do projeto é promover corpo e mente mais fortes através desses passos, finalizando com o ‘restaurar’, que consiste no preparo de receitas rápidas com Molico® para repor os nutrientes do corpo.
Entre os especialistas estão nomes de peso, como o grupo de comédia Os Barbixas, que entram logo no início do programa para ajudar as pessoas a se desconectarem do stress do dia e se soltarem, e Fábio Duarte, líder do grupo baiano de dança FitDance.
SOBRE O ESTUDO E PRINCIPAIS ACHADOS:
Pesquisa Sinta-se mais com Molico®*
- 73% pretendem manter os hábitos saudáveis que adquiriram durante a pandemia, mesmo depois do fim do isolamento, com maior equilíbrio entre trabalho, família, amigos e cuidados com si mesmo
- Para 9 em cada 10 entrevistados a pandemia foi um momento de rever o que é importante, como família e saúde
- 59% das pessoas passaram a fazer ou a valorizar mais atividades de autocuidado
- 3 em cada 4 (75%) passaram a considerar a saúde emocional tão importante quanto a saúde física durante a pandemia
- 61% afirmam que começaram a cuidar mais da saúde emocional e do equilíbrio entre corpo e mente durante a pandemia
- 40% acreditam que o autocuidado está diretamente relacionado à preocupação com a saúde física e mental
- 59% das pessoas passaram a fazer ou a valorizar mais atividades de autocuidado buscam alguma forma de espiritualidade
- 53% concordam que têm se alimentado melhor durante a pandemia, sendo que 35% passaram a consumir mais suplementos ou alimentos fortificados com vitaminas e minerais
- 74% começaram ou aumentaram os cuidados com alimentação; 64% desejam manter a alimentação saudável que adquiriram
Dados da amostra:
*Pesquisa conduzida com 600 pessoas, homens e mulheres entre 25 e 55 anos, das classes ABCDE, de todas as regiões do Brasil. Período: setembro/2020. Pesquisa quantitativa online, realizada via painel de usuários MeSeems
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 _mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.