O NOB, que tem como missão o atendimento integral ao paciente oncológico, é a primeira clínica de oncologia do Norte – Nordeste
a conquistar o selo. A Acreditação certifica que a instituição funciona dentro dos padrões internacionais
O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), que faz parte do Grupo Oncoclínicas, acaba de conquistar o Selo de Acreditação Internacional para Assistênca Ambulatorial da Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações da área de saúde. O Selo Ouro demonstra o cumprimento contínuo de padrões internacionalmente reconhecidos e é conferido às instituições que são aprovadas após um rigoroso processo de avaliação. É um reconhecimento da qualidade, que reflete o compromisso de uma organização em fornecer cuidados mais seguros aos pacientes. “A conquista da Acreditação Internacional é resultado do compromisso do NOB e da sua equipe multidisciplinar com a segurança e a qualidade da assistência ao paciente oncológico,” afirma a oncologista Gildete Lessa, diretora fundadora do Núcleo de Oncologia da Bahia, que completa 25 anos de fundação em 2017 e é a primeira clínica de oncologia do Norte – Nordeste a conquistar a Acreditação Internacional da JCI.
Durante o processo de certificação, uma auditoria especializada da Joint Commission International avaliou o cumprimento dos padrões de atendimento ambulatorial relacionados a vários aspectos, como Diretrizes Internacionais de Segurança do Paciente, gerenciamento de medicação, educação de pacientes e familiares, qualidade, prevenção e controle de infecções, governança e liderança, gerenciamento de instalações, qualificações e educação da equipe e gerenciamento de informações. “Para cumprir nossa missão, que é o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico, temos buscado, incessantemente, a qualificação da nossa equipe e a gestão da instituição dentro de critérios e padrões recomendados internacionalmente”, afirma a oncologista Clarissa Mathias, diretora do NOB.
Os padrões de atendimento ambulatorial da Joint Commission International são desenvolvidos em consulta com especialistas e provedores de saúde em todo o mundo, especialistas em medição de qualidade e pacientes. Os padrões são informados por literatura científica e consenso especializado para ajudar as organizações a medir, avaliar e melhorar o seu desempenho.
Sobre a JCI
A Joint Commission International (JCI) foi criada em 1997 como uma divisão da Joint Commission Resources, Inc. (JCR), uma subsidiária totalmente controlada e sem fins lucrativos da The Joint Commission. Através de programas internacionais de acreditação, consulta, publicações e educação, a JCI amplia a missão da Comissão Conjunta em todo o mundo, ajudando a melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. A JCI auxilia organizações internacionais de cuidados de saúde, agências de saúde pública, ministérios da saúde e outros em mais de 100 países.