A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Bahia) vai realizar a 8ª edição do Fórum de Saúde 360º no próximo dia 8 de outubro (terça-feira), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep, em Salvador. O evento, dedicado à saúde ocupacional, reunirá profissionais de RH, líderes empresariais e especialistas em saúde, entre 7h30 e 17h, para discutir práticas e soluções voltadas ao bem-estar integral dos colaboradores.
A edição deste ano focará na promoção da saúde em cinco dimensões: mental, física, financeira, social e espiritual. A escolha do tema leva em conta o aumento da relevância dessas questões para o cenário corporativo atual.
A saúde mental está vinculada ao equilíbrio emocional diante de desafios, conflitos, mudanças e demais adversidades da vida. Manter-se saudável nesse aspecto significa regular emoções e atitudes, além de reconhecer limites para alcançar bem-estar consigo e com terceiros.
A saúde física, por sua vez, representa ter um corpo ativo e bem nutrido. Para alcançar esse estado, é fundamental ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e dormir no mínimo oito horas.
Já a saúde financeira interfere nas demais áreas da vida, pois parte considerável das necessidades humanas dependem de dinheiro para serem concretizadas. Assim, experienciar limitações monetárias significa, entre outras consequências, uma vida com menos recursos para cuidar da saúde.
Enquanto seres sociais, os humanos necessitam de reconhecimento, suporte e senso de pertencimento. Dessa forma, a saúde social está relacionada à manutenção de relações saudáveis com familiares, amigos, colegas de trabalho e membros da comunidade. Por fim, a saúde espiritual é a dimensão de bem-estar relacionada ao relacionamento do indivíduo com a fé e a religiosidade.
A palestra magna de abertura será ministrada por Eugenio Mussak, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas.
Diretor científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do Congresso Brasileiro de Recursos Humanos (CONARH), Mussak escreve para as revistas “Você S.A.” e “Vida Simples”, além de comandar o “Papo de Líder”, programa de entrevistas exibido pela Rádio Estadão/ESPN.
EPI’s da Saúde Mental
Já a palestra magna de encerramento será ministrada pela jornalista Izabela Camargo. Após ser destaque no 19º congresso da ABRH Bahia, abordando o conceito de produtividade sustentável — nome que ela dá para o equilíbrio entre objetivos profissionais e pessoais —, a comunicadora falará dessa vez sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) da Saúde Mental.
O conceito, desenvolvido por ela e citado em sua palestra durante o evento realizado em julho deste ano, contempla alternativas para proteção individual dos trabalhadores. Assim, os EPI’s da Saúde Mental nada mais são do que equipamentos com o objetivo de promover e preservar a saúde mental dos trabalhadores, assim como capacetes, luvas, botas, protetores auriculares e outros protegem de riscos físicos inerentes ao desempenho de algumas atividades.
A comunicadora idealizou um manifesto em prol da criação desses equipamentos no ambiente de trabalho. O documento cita dois pilares centrais:
- apoio institucional para desenvolver uma cultura que reconheça a importância da saúde mental como estratégia do negócio;
- e responsabilidade compartilhada para dialogar, organizar, desenvolver e testar os equipamentos mais eficientes para cada área da economia.
Por fim, entre os painéis da programação está o “Estratégias de Saúde Integral para a Longevidade”, com as presenças de Marcia Noronha Albuquerque, psicóloga, CEO da Persona – Performance em Saúde Metal, especialista em Gestão de Pessoas e Saúde Mental; Dr. Rusten Jr, médico do Trabalho e Longevidade da Fundação José Silveira; Marta Castro, consultora-sócia do Instituto Planos e Fundadora da Comunidade Bengalas; e Daniela Facchinetti, vice-presidente da ABRH Bahia.
Daniela conte que o painel destacará como a prevenção e o cuidado integral com a saúde dos colaboradores podem resultar em maior qualidade de vida e produtividade. “Quando as empresas adotam esse olhar atento, todos ganham: os colaboradores vivem e trabalham melhor, e as organizações colhem os frutos de um ambiente mais saudável e engajado”, acrescenta.
Ela também descreve o 8º Fórum de Saúde 360º como uma “oportunidade fundamental” para profissionais de RH refletirem sobre a importância de promover a saúde em todas as suas vertentes no ambiente corporativo. Confira abaixo a programação:
7h30 às 8h30 – Credenciamento e Coffee Break
8h30 às 8h50 – Abertura Institucional
8h50 às 9h05 – Dinâmica de Conexão: Despertar, com Paulo Emílio, musicoterapeuta, músico regente, palestrante e mestre em Educação Musical (Ufba)
9h05 às 10h05 – Palestra Magna de Abertura, por Eugênio Mussak, médico e educador coorporativo
10h05 às 11h45 – Painel Saúde Espiritual: “Conexões entre o cuidado integral e a transformação social”, com Clarissa Matias, médica oncologista do grupo Oncoclínicas/ Hospital Santa Izabel e membro do time global da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO); Dr Sheldon Perrone de Menezes, médico urologista e membro do conselho da fundação Lar Harmonia; e Viviane Britto, CEO do Villa Global Education, com mediação de Jamile Buck, co-diretora de Marketing ABRH-Bahia
11h05 às 11h45 – Palestra Técnica oferecida pela Crefit: “Emoções Financeiras: Como as emoções impactam as decisões com o dinheiro”, por Thiago Godoy, fundador da Papai Financeiro
11h45 às 13h45 – Almoço
13h45 às 14h – Dinâmica Flow: Ativar, com Paulo Emílio, musicoterapeuta, músico regente, palestrante e mestre em Educação Musical (Ufba)
14h às 15h – Tema RH 360: Transformando Saúde, Cultura e Bem-Estar Coorporativo (Cases melhores práticas RH Saúde Coorporativa), moderado por Gladys Cazumba
15h às 16h – Painel “Cuidar Para Viver: Estratégias de Saúde Integral para a Longevidade”, com Marcia Noronha Albuquerque, psicóloga, CEO da Persona – Performance em Saúde Metal, especialista em Gestão de Pessoas e Saúde Mental; Dr. Rusten Jr, médico do Trabalho e Longevidade da Fundação José Silveira; e Marta Castro, consultora-sócia do Instituto Planos e Fundadora da Comunidade Bengalas, com mediação de Daniela Facchinetti, vice-presidente da ABRH Bahia
16h às 17h – Palestra Magna de Encerramento: “Cadê os EPI’s de Saúde Mental”, por Izabella Camargo, jornalista e influenciadora de RH