Um estilo de vida saudável para muitos parece algo inalcançável, porém adotar esse estilo não significa abrir mão dos pequenos prazeres, o que importa é o equilíbrio e estar em movimento. Saber conciliar vontade com bom senso é a chave para a questão.
De acordo com a nutricionista Karina Gouvea, muitos indivíduos que querem emagrecer focam em dietas restritivas, que garantem resultado rápido. “Porém, de acordo com o estudo publicado no jornal da Sociedade Americana de Psicologia, nove em cada dez pessoas que iniciam um regime desse perfil fracassam, sendo que sete acabam com um peso maior do que quando começaram. Também atesto essa pesquisa com o que vejo nos consultórios”, disse.
Segundo ela o ideal para bons resultados é a reeducação alimentar. A pessoa que se reeduca não tem prazo para voltar a comer tudo errado, afinal ela mudou os seus hábitos e agora opta por uma alimentação saudável.
“Quando uma dieta é iniciada com a exclusão de vários ingredientes, a resposta é rápida, mas depois de um curto período, o resultado passa a ser mais lento já que o corpo se adapta a essa alimentação restritiva. Além disso, em determinado momento, o organismo sente a ausência dos nutrientes excluídos e falta energia, fazendo com que a pessoa volte a consumir como antes. Por isso que uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos garante resultados mais eficazes e duradouros”, explicou Karina.
Atividade física é um complemento da dieta e da busca por mais saúde e qualidade de vida. Porém, nem sempre é fácil dar o passo inicial e, normalmente, as pessoas jogam a culpa na falta de tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 48% dos brasileiros são sedentários. O sedentarismo, por sua vez, está muito relacionado com o aparecimento de doenças, como a pressão alta, a diabetes e a obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de três milhões de mortes por ano no mundo podem ser atribuídas à falta de atividade física. Além disso, a inatividade é o quarto maior fator de risco de mortalidade global.
O educador físico, Jhonny Costa disse que apenas 35% da população brasileira pratica atividade física três vezes por semana. “E esse ainda não é o ideal. Todos deveriam praticar ao menos 30 minutos por dia e cinco vezes por semana”, explica.
“Costumo dizer que dieta associada a exercício físico é o combo perfeito para garantir saúde e emagrecimento. Para ter um corpo magro e saudável não basta contar calorias. Os métodos de emagrecimento mais eficazes são aqueles em que tanto a dieta quanto os exercícios fazem parte da rotina de quem pretende eliminar os quilos extras. A explicação por que esse combo é mais vantajoso está no fato de que ele promove uma melhora na saúde como um todo, não só na balança”, disse o educador.
“Outra questão importante é que com a prática do exercício é possível acelerar o metabolismo, e associado a uma boa dieta o efeito é ainda mais rápido. É somente a partir da melhora do metabolismo que somos capazes de emagrecer e melhorar nossa composição corporal”, completou.
R7