Referência no assunto, Consultor financeiro Alex Cruz oferece dicas para empresários
Só no primeiro trimestre de 2019, 240 empresas brasileiras acumularam dívidas superiores a R$ 909 bilhões em ações na bolsa dos valores, segundo dados da Economática. Expressivo, esse número é apenas um dos muitos cenários que podem acometer em dívidas, mas que poderia ser evitada com uma simples ação: o planejamento financeiro.
Diretor da Cruz Consultoria, o gestor de negócios Alex Cruz discorre sobre as melhores técnicas para se criar um planejamento financeiro adequado. Para o profissional, o primeiro passo é calcular a média de despesas da empresa nos anos anteriores, destrinchando a parte administrativa, os custos com pessoal, e o número de eventos, equipamentos e investimentos. É só com esse histórico organizado que se pode estabelecer metas para próximo ano.
Devidamente organizado, o passo seguinte é analisar o ano vindouro e as configurações do mercado. “Em 2020, teremos eleições municipais, o que representa um período de instabilidade para investimentos, pois é quando as medidas econômicas entram em momento de transição. Será também um ano com nove feriados prolongados, o que pode ser positivo para algumas empresas e negativo para outras, tudo depende do segmento”, analisa o especialista e MBA em Marketing pela FGV, Alex Cruz.
“Tendo a análise do macroambiente estruturada, é hora de pensar como a empresa vai se comportar. O objetivo é crescer, se expandir? Qual é o valor do investimento? Serão criados novos produtos, serviços, qual é a expectativa de receita? Todas essas perguntas devem ser estruturadas, para que se definam as metas de receita e faturamento, e daí bolar estratégias”, elucida o consultor.
Uma vez que o planejamento for feito, é imprescindível acompanhar seu desenvolvimento. “Há a necessidade metas definidas e indicadores de resultados. Tanto a meta de crescimento, que é a receita, quanto a meta de despesas, que é quanto você pode gastar, devem ser examinadas periodicamente, seja mensalmente, semestralmente, o que for melhor para a empresa”, norteia Alex.
“Toda vez que a empresa passar por uma mudança brusca de planos, os números precisam ser revisados e será necessário rever ou até mesmo refazer o planejamento. Afinal, o mercado está se transformado cada vez mais rápido. É preciso observar as mudanças e saber como agir rápido, tomando decisões sempre que necessário”, finaliza.
Para saber mais dicas sobre planejamento financeiro e gestão de negócios, acesse www.consultoriacruz.com.br.