A campanha de vacinação contra a Influenza, que deveria ser encerrada no último dia 1º, foi prorrogada até o dia 15 de junho. Iniciada no dia 23 de abril, apenas 77,6% do público alvo foi vacinado. Cerca de 121 mil pessoas entre crianças, gestantes e idosos, ainda não procuraram pelo imunobiológico e precisam ser imunizadas na capital baiana.
Para tentar atingir a meta de 90% de cobertura da população eletiva, um novo Dia D acontecerá neste sábado (09), em Salvador. Locais com grande circulação de pessoas como escolas, creches, igrejas, estações de transbordo, supermercados e shoppings centers, além das Prefeituras-Bairro e postos de saúde estratégicos deverão fazer parte da estratégia que visa ampliar a cobertura da vacina na capital baiana.
Esses são os últimos dias para se proteger contra a doença que somente esse ano já causou 11 óbitos na capital baiana. “Estamos tendo aumento dos casos de H1N1, que subiu de 79 para 88 casos em um curto intervalo de tempo, o que é preocupante. A imunização é a melhor forma de evitar a doença que pode evoluir para complicações graves ou até mesmo a morte. O inverno se aproxima e é importante que as pessoas não deixem para a última hora”, alerta a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos.
O imunobiológico é trivalente e protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B. Os professores, trabalhadores de saúde e puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias) já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Crianças (57,6%), gestantes (60,2%) e idosos (81 %) ainda apresentam baixa procura pela vacina no município. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar pelo menos 90% da população elegível.
Durante a semana, as 126 salas de vacina de Salvador funcionarão normalmente de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, para atender a população.