Pela primeira vez na história, o número de jogos com suspeita de manipulação de resultados deve passar de mil. De acordo com o ge.globo, mais de 670 partidas já foram identificadas pela Sportradar até o dia 1º de agosto, com 400 no futebol.
Especialistas acreditam que o fenômeno pode ocorrer na Copa do Mundo, apesar de ser improvável. O evento começa no dia 21 de novembro, no Catar.
Em 2021, o número de jogos duvidosos foi de 903, em 10 esportes diferentes de 76 países. Foi o recorde da série histórica, que acompanhou 17 anos. A marca tende a ser superada em 2022.
“A Copa do Mundo é o torneio mais importante do mundo do futebol, o que faz o risco ser naturalmente menor. É o ponto alto da carreira de atletas, a exposição mundial é vasta. Isso significa que atletas envolvidos estão menos propensos a manipular o curso ou o resultado de um jogo”, afirmou Tom Walshe, executivo de comunicação da Sportradar, em entrevista ao ge.globo, por e-mail.
A Fifa deve adotar medidas a respeito do Mundial, mas os detalhes só serão divulgados no futuro.
O faturamento global das casas de apostas gira em torno, atualmente, de mais de 1,45 trilhão de euros, o equivalente a R$ 8 trilhões.
Bahia Notícias