Se ao ligar o ar-condicionado o consumo de combustível aumenta, será que o ar quente também altera o gasto? Ou não tem nada a ver?
Ouvinte do nosso AutoPapo faz uma pergunta interessante: quando o ligo ar-condicionado para esfriar o carro nos dias mais quentes, eu sei que eu estou aumentando o consumo de combustível. E, quando eu ligo o ar quente, também aumenta o consumo? Não, o ar frio exige que o motor do carro movimente um compressor igual ao da geladeira, do ar condicionado da casa da gente. Este compressor rouba potência do motor e aumenta o consumo. O ar quente já existe sempre no motor, quer você o direcione para dentro do carro, quer ele seja dissipado pelo radiador.
Aliás, este é um dos motivos pelos quais o nosso motor a combustão é considerado tão pouco eficiente, porque a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor. É por isso que dizem, brincando, que o motor do nosso carro é um ótimo aparelho de calefação, aproveitado, também, para movimentar o automóvel.
R7