Uma semana depois de sofrer uma derrota em casa para o vice-lanterna, Avaí e trocar de posição com o time catarinense, o Vitória surpreendeu a todos e derrotou nada mais, nada menos, que o líder absoluto do Brasileirão, o ex-invicto Corntinhias. O time paulista, que mantém uma distância de 8 pontos para o segundo colocado e que havia sofrido apenas duas derrotas durante a temporada (para Santo André e Ferroviária, ainda no Paulistão), caiu diante do leão Baiano, que deixa a 19ª colocação e empata em pontos com a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, o São Paulo, com 22 pontos. O gol saiu no início da primeira etapa, numa das poucas investidas do time baiano, aproveitando contra-ataque, que chegou aos pés de Trélez, que bateu em direção a Cássio, com a bola sendo desviada no caminho por Guilherme para balançar as redes do Timão.
O Corinthians teve domínio absoluto da partida. O Vitória se defendeu com 11 jogadores atrás da linha de meio de campo, tentando investidas de contra-ataque com Neilson. O Leão ainda marcou, com Kanu, um gol legítimo, anulado por impedimento. O jogo de ataque contra defesa foi mantido durante toda a segunda etapa e foi o Vitória quem teve a melhor chance de marcar, num contra-ataque que saiu dos pés de Trelez para Neilson, mas o baixinho facilitou a vida de Cássio.
O Corinthians, mesmo atraás do placar cadenciou o jogo, tentou chegar ao gol do leão tocando a bola, mantendo o domínio, mas o ferrolho bem montado por Mancini segurou o ímpeto do Timão. Mesmo continuando na zona de rebaixamento, o resultado deu ao Vitória um fôlego novo para as próximas duas partidas. A primeira, em casa contra o Coritiba, outra equipe para quem perdeu em casa (contra o Timão, foi 1×0 no início do primeiro turno). Pior mandante, o Vitória pode ir recuperando os pontos perdidos fora de casa e contra o Coxa, uma vitória pode licrá-lo finalmente da zona de rebaixamento depois de muito tempo.
O Vitória também se valeu de um melhor condicionamento diante do Timão. Aos 30 minutos da segunda etapa, o time da casa já mostrava cansaço e desistia facilmente das jogadas de ataque, enquanto o time baiano mantinha a concentração e não ampliou o placar por muito pouco.
FICHA TÉCNICA
Corinthians x Vitória
Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 19/08/2017
Horário: 16h
Árbitro: Eduardo Tomaz Valadão (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO-FIFA) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Assistentes adicionais: Elmo Alves Resende Cunha (GO) e Bruno Rezende Silva (GO).
Gol: Santiago Tréllez (Vitória)
Cartões amarelos: Ramon e Fillipe Soutto (Vitória)
Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena (Jadson), Pedro Henrique e Guilherme Arana (Moisés); Gabriel, Maycon, Clayson, Rodriguinho e Romero (Marquinhos Gabriel); Jô. Técnico: Fábio Carille.
Vitória: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Ramon, Uillian Correia e Yago (Fillipe Soutto); Neilton (Carlos Eduardo), David (Patric) e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.