No próximo dia 22 (terça-feira), a pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da FioCruz e referência nacional e internacional no estudo de doenças infectocontagiosas, desembarca em Salvador para o lançamento de seu mais novo livro: “Um tempo para não esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”. O lançamento acontece a partir das 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), e contará com um bate-papo da autora e tarde de autógrafos. A realização é da Gegê Produções e conta com apoio do Governo do Estado da Bahia.
Desde o início das contaminações pelo novo coronavírus, a doutora Margareth Dalcolmo acompanhou de perto, como médica e pesquisadora especializada, as repercussões clínicas, os efeitos sociais e os esforços da comunidade científica para encontrar vacinas capazes de conter a vertiginosa propagação da Covid-19. Tornou-se referência nacional ao comentar na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia que mudou o curso do planeta. “Um tempo para não esquecer” reúne 80 artigos publicados pela autora, presidente eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia, semanalmente no jornal O Globo. Os textos constituem uma espécie de diário que documenta, no calor e estupor dos acontecimentos, a visão da ciência em sua essencial missão humanista, fazendo com isso história de um tempo que não será esquecido.
A primeira edição do livro esgotou, e em janeiro ganhou uma nova edição, seguida por lançamento nas principais capitais brasileiras. “Um tempo para não esquecer” já foi lançado no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, cidade natal da autora, Recife e depois do lançamento em Salvador segue para Brasília, no dia 09 de março.
Título: Um tempo para não esquecer
Subtítulo: A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde
Autora: Dalcolmo, Margareth / Proença Filho, Domício (Prefácio) / Camargo, J.J. (Posfácio por)
ISBN-13: 978-65-86719-81-9
Preço: R$ 52,00
Data de publicação: 08/12/2021
“Ao aliar qualidade literária à generosidade de divulgar conhecimentos científicos de forma acessível, o conjunto de artigos reunidos nesta obra testemunham que a medicina pode ser, ao mesmo tempo, arte de cuidar e compromisso com o bem-estar coletivo. Com sua defesa clara e eloquente do recurso às melhores evidências científicas para a definição de políticas públicas capazes de fazer o país superar a grave crise sanitária, social e humanitária causada pela pandemia, a autora nos convida a trilhar caminhos de renovação de um projeto generoso para o futuro da saúde e da sociedade.” – Nísia Trindade Lima – Presidente da Fiocruz
“Nestes dois anos, sob os domínios da praga, Margareth nunca se ausentou. Com generosidade e talento, fez-nos confiar na salvação. Marcou no tempo e na história o retrato de uma cientista brasileira inesquecível. Somos-lhe eternamente gratos”. – Nélida Piñon | Escritora, integrante da Academia Brasileira de Letras
SOBRE A AUTORA: Margareth Dalcolmo é pneumologista, com doutorado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pesquisadora da Fiocruz. Presidente Eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024, é integrante da Comissão Científica das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB) e do Steering Committee do Grupo denominado Resist TB, da Boston Medical School. Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias.
Tem experiência como investigadora principal em ensaios clínicos para o tratamento da tuberculose, e para vacinas e tratamentos para Covid-19. Professora da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem mais de cem artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. Em 2021 recebeu os prêmios Nise da Silveira, oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), e o Faz diferença – Personalidade do Ano (2020), do jornal O Globo, onde mantém uma coluna semanal.