Essa situação já aconteceu com você? Ao reparar desgaste nos pneus e notar que eles estão carecas, o carro é levado à oficina. Lá, após a avaliação do profissional, é relatado que, para fazer a troca por novos pneus, será necessário fazer a cambagem das rodas.
Mas, de fato, o que é cambagem? Para que serve? Ela realmente é necessária? Veja todas as respostas sobre o o que é cambagem e detalhes sobre o serviço!
O que é cambagem e para que serve?
Para quem se pergunta sobre o que é cambagem, de maneira bem direta a resposta é: cambagem é a regulagem do camber na suspensão do seu veículo. E o que é camber? Esse, por sua vez, é o ângulo das rodas em relação ao eixo perpendicular ao solo. Neste cenário, existe o “camber negativo” e o “camber positivo”.
Apesar dos termos populares “negativo” e “positivo”, ambos prejudicam a dirigibilidade e estabilidade do carro. No caso do camber negativo, ele acontece quando as rodas estão inclinadas para fora da carroceria; já ao contrário, com elas apontadas para dentro, é o camber positivo.
Todos os modelos tem seu ângulo de camber ideal e uma tolerância. Quando as rodas estão dentro dessas medidas, a estabilidade do automóvel é a ideal. Da mesma forma, qualquer veículo pode ficar com o ângulo do camber negativo ou positivo, por diversos fatores.
Os motivos mais comuns para o camber sair do seu ângulo ideal (incluindo a tolerância de cada modelo), são: um forte impacto na roda, como acontece em colisões laterais ou “cair” em algum buraco enorme no asfalto, que parece sacolejar toda a suspensão do veículo e dá a sensação de que algo saiu do lugar.
Bom, talvez você já tenha escutado toda essa explicação de algum mecânico ao ir trocar os pneus, não é mesmo? Porém, algo que poucos motoristas sabem, é que quase nenhum carro tem algum sistema de regulagem do camber ou alguma parte mecânica para corrigir o ângulo. Sendo assim, o que é feito?
Quando fazer e como é feita a cambagem no seu carro?
Geralmente, o serviço de cambagem é oferecido no momento em que os motoristas vão trocar os pneus do seu veículo. Ali, os técnicos costumam argumentar que é necessário “corrigir a cambagem” antes de instalar os novos pneus. Caso o serviço não seja feito, algumas peças vão rapidamente estragar os novos pneus.
De fato, o seu carro pode realmente estar com as peças do conjunto da suspensão danificadas. No entanto, como dissemos, os carros não contam com um sistema para regulagem do camber, e essas peças com problema (geralmente tortas) não devem ser consertadas e, sim, substituídas por novas.
Caso os técnicos sugiram a correção com o serviço de cambagem, utilizando um cilindro hidráulico, recuse e leve para um mecânico de confiança. Lá, solicite uma avaliação na suspensão do carro e, caso ele confirme a necessidade de correção do camber, peça para localizar e substituir as peças danificadas.
Entre os componentes que podem estar com problemas, estão: mola, amortecedor ou qualquer outra do conjunto de suspensão do modelo. Após identificar e trocá-la, o modelo voltará para o ângulo do camber ideal para o carro. Assim, você pode retornar e substituir os pneus velhos por novos.
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