Especialista dá dicas de como começar uma rotina bem estruturada de alimentação nutritiva
Contrariando o imaginário popular, a gastronomia saudável pode unir alimentos nutritivos com sabor e tempero. Essa nova tendência da gastronomia busca aliar qualidade, quantidade, adequação e harmonia de ingredientes. Basicamente, este novo conceito defende: variedade, equilíbrio e origem.
A gastronomia saudável é fruto do casamento entre nutrição e gastronomia, originando preparos e manipulação de alimentos que beneficiam a saúde e a qualidade de vida. “Utiliza-se ingredientes mais saudáveis para gerar benefício ao organismo por completo, escolhendo insumos funcionais e mais naturais”, destaca a professora do curso de Gastronomia da UNINASSAU Salvador, Elaine Janaína.
A escolha desta tendência no dia a dia deve ser uma construção bem pensada e constante. É importante conhecer a origem dos alimentos e as fontes de nutrientes presentes neles. Deve-se evitar o excesso de gorduras e sal para a cocção, utilizando azeite de oliva e sal de ervas ou condimentos naturais.
Elaine explica como é possível inserir, na prática, a gastronomia saudável na alimentação cotidiana. “É interessante que se conheça e leia mais sobre o tema. Cursos práticos podem auxiliar, mas o fundamental é trazer o alimento de origem local, mais natural e da terra possível para as mesas. Testar receitas, trocar experiências, praticar/vivenciar desde a compra até a distribuição”, pontua.
Além dessas orientações, Elaine elege mais duas dicas essenciais. Confira:
– Realizar consulta com nutricionista e consultoria com gastrônomo a fim de melhorar cardápio ou ter insights de preparo;- Inserir mais frutas e verduras nas preparações.