A transição do cabelo tingido para o branco não inclui somente a alteração da cor, ela também significa que o cabelo precisará de cuidados específicos, já que o fio ficará com uma nova estrutura, com tendência maior ao ressecamento.
Os cabelos brancos surgem por causa do próprio envelhecimento do couro cabeludo. De acordo com o dermatologista especialista em tricologia Dr. Alberto Cordeiro, “com o passar dos anos, o stress oxidativo vai aumentando a formação de radicais livres, fazendo com que os fios também envelheçam, formando a canice, que é o termo técnico para cabelo branco”. No processo, eles tendem a ser mais grossos, menos flexíveis e por isso ficam mais ressecados.
Segundo o site da revista Claudia, o processo de embranquecimento dos fios demora e pode durar até o total crescimento do cabelo grisalho. “A transição requer paciência, pois o seu crescimento se inicia da raiz e pode durar cerca de cinco anos, dependendo do comprimento dos cabelos”, diz Renata Souza, do salão Spa Dios. Ela sugere que, para a transição ser mais rápida, uma das soluções possíveis é o corte dos fios, que confere um visual completamente novo de forma prática, além de um look mais uniforme n crescimento dos fios brancos.
Para combater o ressecamento comum desse tipo de fio, são recomendadas hidratações semanais com ingredientes emolientes e aminoácidos. Condicionadores sem enxágue ajudam também a fechar as cutículas capilares e os óleos podem ser aliados na hora de turbinar o brilho e a maciez.
Bahia Notícias