A expectativa da torcida do Bahia com a reestreia do time na Primeirona certamente superou a expectativa. Um resultado improvável, principalmente porque o Furacão, aos 12 minutos, saiu na frente no placar. O tricolor empatou com Tiago, mas viu o time paranaense ir à frente do placar novamente. Só que o primeiro tempo reservou uma grande surpresa. O time baiano liberou a caixa de gols e voltou a empatar a partida e conseguiu finalizar a primeira etapa goleando por 5×2. Na segunda etapa, Edson marcou mais um, garantindo a goleada inapelável, por 6×2, no retorno.
As duas equipes só voltam a campo pelo Brasileiro no próximo domingo. Enquanto o Bahia sai para enfrentar o Vasco, em São Januário, o Atlético-PR recebe o Grêmio, na Arena da Baixada.
Na quarta-feira, o Tricolor tem a final da Copa do Nordeste contra o Sport, e o Furacão decide a vida na Libertadores contra o Univerdad Católica, do Chile.
O Atlético-PR não esboçou qualquer sinal de reação na etapa final. Abatido e aparentando desgaste físico, a equipe paranaense foi presa fácil para o Tricolor, que apenas administrou a vantagem confortável estabelecida no primeiro tempo. Prova disso é que, quando resolveu acelerar o jogo, o Bahia chegou ao sexto gol com Edson, que havia tentado outras duas vezes em sequência antes de balançar as redes.
Havia 15 anos que o Bahia não vencia em estreias na Série A. Em 2017, quitou essa dívida com juros. Em tarde inspirada do rápido quarteto ofensivo, o Tricolor triturou o Atlético-PR na Arena Fonte Nova e venceu por 6 a 2 usando, principalmente, a velocidade: a equipe de Guto Ferreira fez quatro gols em sete minutos, todos em jogadas de contra-ataque. Tiago, Zé Rafael, Edigar Junio, Edson e Régis, duas vezes, marcaram para o Bahia. Guilherme e Marcão descontaram para o Furacão.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Atlético Paranaense
Campeonato Brasileiro – 1ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 14/05/2017
Horário: 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luis Marques (ambos de SP)
Cartões amarelos: Marcão (duas vezes) (Atlético-PR)
Cartões vermelhos: Marcão (Atlético-PR)
Gols: Régis (duas vezes), Edigar Junio, Zé Rafael, Tiago e Edson (Bahia) / Guilherme, Sidcley (Atlético-PR)
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Edson, Juninho e Régis (Diego Rosa); Allione, Zé Rafael (Gustavo) e Edigar Junio (Maikon Leite). Técnico: Guto Ferreira.
Atlético Paranaense: Weverton; Cleberson, Marcão e José Ivaldo; Jonathan (João Pedro), Eduardo Henrique, Bruno Mota (Matheus Rosseto) e Sidcley; Guilherme, Douglas Coutinho (Nikão) e Eduardo da Silva. Técnico: Paulo Autuori