A obra de requalificação urbana da Rua Chile entra em nova fase a partir desta segunda-feira (22), quando tem início a mobilização para a execução da pavimentação em paralelepípedo entre o Hotel Palace e a Rua das Vassouras. Com isso, o tráfego neste trecho ficará interditado. Os serviços integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, de requalificação de calçadas com acessibilidade e pavimentação de vias. As intervenções estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Não será permitido o fluxo de veículos no trecho de 1.200 metros quadrados da Rua Chile, entre a entrada da Rua Pau da Bandeira e o Hotel Fera Palace. O motorista que estiver na Praça Castro Alves e precisar seguir em direção à Praça da Sé, deve acessar a Rua do Tesouro, seguindo pela Rua da Ajuda.
O tráfego também ficará interditado na Rua das Vassouras. O retorno será possível pela Rua do Tira Chapéu, ao lado da Câmera dos Vereadores. Quem estiver na Praça da Sé poderá seguir em direção à Rua Carlos Gomes pelo acesso à Rua do Pau da Bandeira, subindo, na sequência, a Ladeira da Montanha, sendo permitido apenas o tráfego de veículos de pequeno porte.
Para os usuários do transporte coletivo, o terminal de ônibus será transferido, temporariamente, da Rua das Vassouras para as proximidades do Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes. Os coletivos não terão acesso à Rua Chile e vão fazer o retorno, na Praça Castro Alves, na altura do Edifício da Sulacap.
Além da retirada da fiação aérea de rede elétrica e de telecomunicações, eliminando o emaranhado de fios que prejudicam a paisagem dos prédios e monumentos históricos, a pavimentação da Rua Chile voltará a ser em paralelepípedo. Os trilhos, por onde passou a primeira linha de bonde no país, está sendo recuperado para permanecer à mostra e compor a nova paisagem da via. Os 330 metros da rua, que estão sendo requalificados, foram divididos em seis trechos, todos já iniciados.
Obra
O primeiro passo é a requalificação das calçadas, que já estão sendo formadas por placas de granito antiderrapante e também por uma faixa de pedra portuguesa. Nas mudanças de nível e nas rampas estão sendo colocados também piso tátil de alerta. A fiação aérea (rede elétrica e de telecomunicações) será rebaixada para uma vala subterrânea, valorizando as fachadas dos prédios históricos. Em sequência, são iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via, que volta a ser em paralelepípedo.
Nos trechos 1, em frente ao Hotel Palace, e no 2, entre o Palace e a Rua das Vassouras já foram finalizadas as calçadas, a vala técnica, o assentamento do meio-fio de granito flameado, além de três pontos de travessia da rede de gás. Agora, terá início a pavimentação em paralelepípedo. No trecho 3, na altura da Rua das Vassouras já foi finalizada a vala técnica do lado esquerdo da pista, sentido Praça Castro Alves/Praça da Sé.
Os serviços do trecho 4, na lateral do Palácio Rio Branco, também foram finalizados. Em frente à Câmara dos Vereadores, que corresponde ao trecho 5, já foram concluídos os serviços de assentamento do pavimento em paralelepípedo, assim como da calçada em granito flameado. No trecho 6, entre os hotéis Fasano e Palace, os operário trabalham na execução da vala subterrânea, por onde passarão a fiação da rede elétrica e de telecomunicações.
Pelas Ruas
O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ está beneficiando mais de 300 ruas, em 11 bairros da região antiga da capital baiana, incluindo 18 vias no Centro Histórico de Salvador, totalizando investimento de R$ 124 milhões.
As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas. Os serviços estão sendo realizados em 23 ruas de diferentes pontos do Centro Antigo de Salvador. Um total de 210 vias já tiveram as obras concluídas. Os serviços ainda serão iniciados em 82 vias.
A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa serão investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 91 vias.