Dentro das próximas semanas, Guarajuba, na costa de Camaçari, receberá obras de requalificação urbana que contemplará a entrada da localidade até a região da praia, englobando a Avenida Humaitá, que é a principal via de circulação. A benfeitoria faz parte do projeto Caminhos do Mar que tem como intuito proporcionar conforto à comunidade, melhores condições de trafegabilidade e modernização dos ambientes. A ordem de serviço está assinada e o prazo para a execução da obra é de 12 meses.
Conforme o projeto, na infraestrutura urbana haverá as seguintes intervenções: melhorias na mobilidade urbana do acesso à Monte Gordo, requalificação da pavimentação e dos passeios, implantação de acessibilidade com mais de 500 metros em piso podotátil, ciclovia e ciclofaixa, melhorias no sistema de drenagem, ordenamento do estacionamento, paisagismo, iluminação em LED, e sinalização horizontal e vertical.
“O projeto Caminhos do Mar é recheado de itens que vão transformar a comunidade de Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe. Tenho trabalhado no planejamento dessa obra junto com minha equipe diariamente. Tenho certeza que cada espaço ficará belíssimo com a requalificação e o povo de Camaçari poderá aproveitar bastante”, compartilhou a titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim.
A entrada de Guarajuba receberá um portal de acesso moderno com letreiro, paisagismo, guarita, pergolado, área destinada aos mototaxistas e iluminação. Na região da lagoa será feita melhorias de limpeza e implantação de um deck em madeira. O investimento destinado à revitalização é aproximadamente R$ 22 milhões.
Além disso, mais dois espaços de convívio social também serão contemplados com as obras. É o caso da Praça do Mirante, próximo a lagoa que terá nova pavimentação, bicicletário e estacionamento. Já na Praça Central contará com espaço pet, área de convivência, fonte interativa, parque infantil, bicicletário, estacionamento, pergolado e letreiro. A iniciativa faz parte do pacote de ações previstas pelo Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.
Foto: Projeção