Para auxiliar na alimentação dos pacientes, que sofrem de enjoo e falta de apetite decorrentes do tratamento do câncer, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) é o primeiro órgão estadual a adotar um Programa de Suplementação Nutricional. Desde julho, os produtos são distribuídos para pacientes com baixa imunidade e com efeitos colaterais mais severos. Nestas terça (16) e quarta-feira (17), o órgão realizou a Oficina de Culinária com Suplementos Nutricionais, onde os pacientes aprenderam receitas práticas para o dia a dia.
A paciente Rosemeire Alves, 55 anos, acompanhou a oficina e se propôs inclusive a criar novas receitas, a partir do que aprendeu. “A gente fica acostumado ao suplemento e não sabe que pode fazer receitas com eles. Hoje nós aprendemos a fazer algumas coisas, agora podemos ensinar o que aprendemos para outras pessoas e ainda criar novas possibilidades. Isso ajuda muito”. Também paciente, Joseane Ferreira, 35 anos, fala dos efeitos colaterais. “Com o tratamento estou sentindo muito enjoo e, na palestra de hoje, aprendi algumas receitas que ajudam a melhorar a alimentação”.
A coordenadora do Serviço de Nutrição do Cican, Daniela Dantas conta como funciona o programa de suplementação nutricional. “O suplemento é distribuído para pacientes que estão com imunidade mais baixa e com dificuldade de alimentação, que pode atrapalhar ou fazer até que com o tratamento seja suspenso. Essa oficina teve o intuito de ensinar receitas para os pacientes, que usam os suplementos por muito tempo e às vezes enjoam, até pela modificação do paladar. Isso melhora a saúde, a alimentação e facilita o tratamento”.
Programa de Suplementação Nutricional
Desde de 17 de julho de 2018, os pacientes atendidos no Centro Estadual de Oncologia (Cican) contam com o Programa de Suplementação Nutricional, que fornece suplementos nutricionais para os pacientes em tratamento quimioterápico.
O Programa surgiu com o propósito de prover a Terapia Nutricional Oral (TNO) para os pacientes oncológicos objetivando a melhora do estado nutricional e da adesão ao tratamento, através do aumento da resposta imunológica e redução da perda de peso corporal, evitando a progressão para o quadro de caquexia, garantindo assim melhor qualidade de vida para o paciente.
Os benefícios do suplemento nutricional oral incluem o aumento do apetite e ganho de peso através da complementação da oferta energética e protéica diária; a diminuição da toxicidade gastrointestinal e a melhora da capacidade funcional e da imunidade.
Os pré-requisitos para participação do Programa são: ser paciente da unidade, estar em tratamento quimioterápico e possuir diagnóstico de desnutrição energético-protéica. O paciente será avaliado pela nutricionista, que fará o acompanhamento mensal do mesmo até o completo restabelecimento do estado nutricional.