Viajar para a Europa é o sonho de muitas pessoas. Afinal, países como Inglaterra, Espanha e França estão por lá. No entanto, há muitos outros destinos incríveis para desbravar no continente – por serem menos populares, os micropaíses , que podem ser Estados Independentes ou principados, são perfeitos para os roteiros de mochilão e também para quem gosta de explorar novos horizontes.
Um dos pontos positivos desses lugares é que um único dia pode ser suficiente para explorar e conhecer as atrações imperdíveis de um local. Ou seja, uma viagem desse tipo pode trazer surpresas inesquecíveis em um curto tempo!
MÔNACO
Apesar de parecer uma cidade, Mônaco é um principado e esbanja luxo e elegância. Point dos endinheirados, o destino, com suas praias paradisíacas e águas cristalinas, está na rota da famosa Riviera Francesa. Não é para menos que a beleza da cidade impressiona qualquer um. Não deixe de visitar o Palácio do Príncipe de Mônaco com seus incríveis mirantes.
LUXEMBURGO Luxemburgo é outro lugar que parece um conto de fadas – talvez por ser terra de tantos duques e duquesas. O país é considerado um dos menores e mais ricos de toda a Europa, tudo isso somado às suas belezas e paisagens. O ideal seria dedicar dois dias ao destino, mas caso você tenha somente um, não deixe de percorrer as ruas ao redor da Place Guillaume II.
ANDORRA Andorra é aquele destino que tem de tudo um pouco e agrada todos os tipos de turistas. Localizado entre a França e a Espanha, o pequeno país tem características que mais representam a Suíça e a Catalunha, até pelo idioma. Com visual medieval e centros de esqui badalados, é um destino bem procurado. Durante o inverno, suas estações de esqui costumam “ferver” de aventureiros, já que sua temporada de neve costuma durar muito tempo.
VATICANO Considerado o destino mais católico de todo o mundo, o Vaticano é o lar do Papa – chefe da igreja católica – e abriga um verdadeiro museu a céu aberto. Com 44 hectares (0,44² km) e menos de 1000 habitantes, ele é considerado o menor país do mundo, tanto em tamanho quanto em população. É difícil não se arrepiar ao entrar na Basílica de São Pedro e ao se deparar com as pinturas de Michelangelo na Capela Sistina.
SAN MARINO No meio da Itália, o estado independente de San Marino possui pouco mais de 30 mil habitantes espalhados numa área de 64 quilômetros quadrados! O estilo medieval das construções e o centro histórico que fica no topo de uma colina atraem milhares de turistas. As Três Torres são um símbolo de San Marino: Guaita, construída no século 11; Cesta, do século 13; e Montale, no século 14. As duas primeiras estão abertas à visitação e revelam uma vista surpreendente.
MALTA A 90 km de Silícia, na Itália, fica a Ilha de Malta . Banhada pelo Mar Mediterrâneo, o destino está cada vez mais famoso entre os exploradores e amantes de paisagens incríveis. Com apenas 400 mil habitantes, o local conta com praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego. Não tem como não se apaixonar: o clima do mediterrâneo se mistura com vielas e edifícios históricos, criando o cenário perfeito para quem quer ter férias inesquecíveis.
LIECHTENSTEIN O pequeno principado de Liechtenstein entre Áustria e Suíça é um dos lugares mais encantadores do mundo. Parte disso se dá por sua localização: aos pés dos Alpes Suíços, transformando o vilarejo com sua paisagem estonteante. Governado por uma família real, Liechtenstein pode ser percorrida até de bicicleta em menos de um dia! Ou seja, ideal para conhecer um lugar novo sem exigir muito de suas férias.
GIBRALTAR Gibraltar é um território britânico que fica no sul da Península Ibérica – e é um pequeno país que tem apenas 6,8 quilômetros quadrados de área. A topografia é uma das atrações, assim como um teleférico que leva para o topo da rocha e garante uma vista incrível. O estreito é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes: Europa e África!
Terra