O virabrequim fica alojado no cárter junto com o óleo do motor; esse componente pode sofrer problemas graves se o fluido estiver acima do nível
Entender porque o nível do óleo do motor não pode estar abaixo do mínimo marcado na vareta é fácil: porque vai faltar óleo para a lubrificação. Mas por que é prejudicial também o óleo ficar acima do nível máximo? Não vale a ideia do quanto mais, melhor? Negativo!
Porque o cárter, onde o óleo fica depositado, abriga também o eixo virabrequim, que gira junto com o motor e fica logo acima do óleo lubrificante. Ora, se o óleo estiver em um nível muito elevado, vai haver uma interferência entre um e outro. Sendo assim, o virabrequim vai bater no óleo.
E o primeiro problema é que o óleo vai prejudicar o livre movimento do eixo virabrequim. O segundo é que o virabrequim batendo no óleo vai agitá-lo e criar espuma. E se chega espuma nas partes a serem lubrificadas, adeus motor.
R7