Os Jogos Olímpicos de 2024 vão começar e 8 modalidades serão realizadas nas piscinas e no mar e, por tabela, o maior evento esportivo do mundo, gera um aumento significativo pelo interesse das pessoas na prática de esportes. Os competidores desta categoria necessitam de um preparo ocular específico, o médico Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos – Hospital de Olhos, de Santa Catarina, faz um alerta para os riscos da água aos olhos nessas atividades esportivas. A exposição ao cloro da piscina e ao mar facilita a entrada de microrganismos nos olhos, causando vermelhidão e irritação, comenta o oftalmologista.
“Um dos principais desafios enfrentados pelos atletas são os produtos aplicados na água, que facilitam o ressecamento e alergia oculares, quando os olhos são expostos sem proteção. Adotar práticas de higiene diminui as chances de doenças que podem surgir ao decorrer do tempo”, diz Ramalho. Algumas dicas são: uso de óculos de proteção UV, enxaguar os olhos com água limpa para remover quaisquer resíduos ou substâncias químicas após a atividade física na piscina, e também usar colírios lubrificantes, se necessário, para aliviar qualquer irritação, completa Dr. Fernando.
Além dessas recomendações, é importante lembrar que os olhos são naturalmente hidratados pela lágrima, mas o contato prolongado com água salgada, especialmente no surfe, que será praticado no mar do Taiti, nas Olimpíadas de 2024, pode diluir essa proteção natural, levando a sintomas como olho seco e irritação, complementa Dr. Fernando Ramalho.
É importante ressaltar que, mesmo nas olimpíadas, com todo protocolo de higienização, os microrganismos podem estar presentes e prejudicar a saúde ocular do atleta, independentemente da modalidade, quando não realizados os cuidados oculares pré e pós-prática do esporte, finaliza Dr. Fernando Ramalho.
Fique sabendo
Os jogos Olímpicos Paris 2024 acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto. Os jogos são um festival popular e multicultural compartilhado por tantas pessoas ao redor do planeta. O evento terá 350.000 horas de transmissão em TV, 35 locais de competição, 10.500 atletas, 20.000 jornalistas credenciados, 31.500 voluntários, 19 dias de competições e muito mais.