Estar em dia com a manutenção do veículo é item indispensável para qualquer motorista fazer uma viagem mais tranquila. Com o foco em segurança viária e no bem-estar dos seus usuários, a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. apoiou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma ação de fiscalização a veículos pesados.
A Operação Temática de Cargas Indivisíveis acontece em todo o Brasil, e nesta terça-feira, teve como ponto de apoio a Praça de Pedágio 2 (P2), na altura do Km 551 da BR-324, em Amélia Rodrigues. Durante a fiscalização, quase 160 veículos foram vistoriados. Ao total foram emitidos 162 autos de infração, a maioria destinos aos motoristas que não conseguiram provar o horário de descanso obrigatório.
Os veículos pesados que não estavam de acordo com os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram notificados e apreendidos. Do total, quase 20 veículos foram retidos em depósito.
O foco da operação foi dado às cargas superdimensionadas, que são fora dos padrões normais de circulação (tamanho e peso). a escolha foi feita com base na grande circulação de cargas eólicas na Bahia. A expectativa é que só em 2022 circulem no estado cerca de 3 mil cargas desse tipo.
Segundo Ignácio, inspetor da PRF, veículos de grande porte estão envolvidos em cerca de 40% dos acidentes com óbitos e lesões graves. “Considerando o risco que esses veículos oferecem, quando não andam da forma correta, estamos direcionando os esforços da PRF para fazer esse tipo de fiscalização”, explica o inspetor.
Para Carlos Napolitano, Superintendente de Operações e Conservação da VIABAHIA, o intuito principal dessas fiscalizações é a conscientização dos motoristas. “Nosso objetivo é orientá-los para que eles trafeguem com os veículos em condições satisfatórias de segurança”, diz Napolitano.
A PRF aponta alguns cuidados que os motoristas devem ter ao se depararem com veículos que realizam o transporte de cargas indivisíveis:
– Reduzir a velocidade ao se deparar com um veículo de escolta;
– Manter uma distância segura dos outros veículos;
– Nunca permanecer entre o veículo de carga e o de escolta;
– Redobrar a atenção ao volante;
– Respeitar as orientações dos policiais e profissionais de escolta;
– Aguardar a orientação e o momento mais seguro para ultrapassar;
– Só ultrapassar quando for autorizado.